18.02.2019

CEDCA/PE realiza posse de conselheiros e eleição da nova presidência

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, deu posse nesta tarde (18), aos 28 conselheiros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE, para o triênio 2019-2022. A solenidade ocorreu na sede do Conselho, com a participação de membros da OAB/PE, Ministério Público de PE e entidades não governamentais.
O CEDCA/PE é um órgão ligado ao Gabinete do Governador.  Composto por 14 membros efetivos, sendo sete representantes da Sociedade Civil, eleitos por organizações não-governamentais, e sete nomeados pelo Governo Estadual. A missão desses conselheiros é formular a política de atendimento à criança e ao adolescente, coordenar, controlar e fiscalizar a sua execução.
Para Sileno, esse é o momento de unir forças para lutar pelos menos favorecidos. “O país está passando por desafios. Por isso os conselhos têm que se incorporarem, ter compromisso e responsabilidade perante a situação dos mais vulneráveis”, destacou.
Após a posse dos conselheiros, foi instaurada a 358ª Assembleia Ordinária com o objetivo de eleger a nova presidência do CEDCA/PE.  Com a presença de 24 conselheiros, a votação ocorreu de forma tranquila. Para o cargo de presidente, com 14 votos, foi eleito Eduardo Gomes Figueiredo, conselheiro governamental, pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Já nas vice-presidências ficaram Maria de Lourdes Viana Vinokur, representando a Associação de Portadores de Direitos Especiais, e Solange Maria de Souza Loureiro, representando a Secretaria Estadual de Saúde. A nova presidência permanecerá no cargo até fevereiro de 2020.
Em sua fala, o novo presidente do CEDCA/PE, Eduardo Figueiredo, agradece a confiança que lhe foi dada. “Pretendo contar com o apoio de todos. Sei que as divergências ocorrem, mas isso só nos fortalece como Conselho”.
Veja abaixo as secretarias e entidades da sociedade civil que fazem parte do CEDCA/PE.

Governamentais:
SECRETARIA DE SAÚDE