Notícias
 

Publicada em 10.10.2016

PEDI realiza primeiro concurso de Grafite

A ideia é aproveitar alguns espaços do Parque para estimular a arte e a criatividade na área de educação ambiental, sustentabilidade e conservação de espécies.

A origem da arte da grafitagem remete a época do Império Romano, onde foram encontrados desenhos, e sua popularização aconteceu na década de 70, em alguns bairros da cidade de Nova York nos Estados Unidos, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. No Brasil, a arte chegou no final da década de 70, inicialmente em São Paulo. A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos, onde os autores através de desenhos deixam sua marca. Como forma de divulgar a arte para a população pernambucana, incentivar o desenvolvimento e formação de jovens, além de estimular a criatividade nas áreas de educação ambiental, sustentabilidade e conservação de espécies de jovens grafiteiros o Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) realiza em setembro/outubro o primeiro concurso Arte grafite no Parque.

A proposta do parque é fazer educação ambiental para todos os públicos. E nada melhor do que usar os espaços do parque com uma arte que dialogue com o público jovem, repassando conteúdo de preservação ambiental?, afirma George do Rêgo Barros, gerente do Pedi. As inscrições estão abertas e vai até o dia 16 de outubro e os trabalhos selecionados serão executados no período de 20 a 27 de outubro. Pode concorrer qualquer pessoa maior de 16 anos e que tenha habilidade na arte do grafite, para os menores de 18 anos será preciso a autorização do responsável. Quem quiser também pode se inscrever pelo e-mail: zoodoisirmaos@gmail.com. Cada participante poderá apresentar no máximo dois trabalhos, também será possível a participação de equipes, com no máximo 5 participantes. O Parque vai disponibilizar 18 espaços para o concurso, temas que servirão de fonte de inspiração e o material necessário para a realização dos trabalhos, entre eles: spray, máscara, pincel, entre outros.

Todos os trabalhos selecionados receberão certificados e placas de participação e os melhores trabalhos individual e coletivo receberão um tablet e um kit de pintura. ?Queremos deixar o parque mais colorido e atrativo para todos os públicos, inclusive o jovem, que não costuma vir. Educação ambiental tem que ser repassada de todas as formas para garantir próximas gerações mais conscientes ambientalmente, diz George.

 

Serviço: 1º Concurso de Arte Grafite no Parque.

Data: Inscrições presenciais: 1 de setembro a 16 de outubro de 2016 ou Email: zoodoisirmaos@gmail.com

         Execução dos desenhos: 20 a 27 de outubro  

Local: Parque Estadual de Dois Irmão (Pedi), na Praça Farias Neves, s/n,  Dois Irmãos, Recife.

Horário para as inscrições presenciais: De domingo a domingo, das 9 às 16 horas.