Eventos e atividades permanentes
 
  • MONITORAMENTO DE ESCOLAS – Com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente, o Parque Dois Irmãos desenvolveu um programa de educação ambiental voltado às escolas da rede pública e particular e instituições especiais de ensino. Os monitores do zoológico acompanham as escolas e durante o percurso dão informações sobre os animais do zoo e sobre conservação de meio ambiente aos alunos e professores.
  • TRILHAS ECOLÓGICAS - Com uma beleza exuberante, a Unidade de Conservação de Mata Atlântica de Dois Irmãos oferece aos visitantes e admiradores da natureza uma forma de reconhecer as características do bioma, aspectos relacionados à fauna, flora, geografia e geologia, salientando a importância do ecossistema. Durante os percursos são abordados temas como desmatamento, biodiversidade, cadeia alimentar, comportamento animal, destinação do lixo e preservação ambiental. Para grupos de no mínimo dez pessoas, são realizadas de quinta e sexta-feira, pela manhã e à tarde, e aos sábados, a partir das 9h. Agendamento prévio pelo telefone 3184.7753 (Dias úteis e Feriados 9h às 16h).
  • EXPOSIÇÕES INTERATIVAS – Anualmente, seguindo o calendário ecológico, os biólogos do Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental (CEA) promovem eventos e exposições interativas para todas as idades, sempre aliando lazer e educação ambiental. Exemplos: Semana do Índio, Dia da Mata Atlântica, Semana do Meio Ambiente, Dia da Criança, entre outras. 
  • ZOO VAI À ESCOLA - O projeto Zoo Vai à Escola tem o objetivo de levar a Educação Ambiental para as escolas públicas e particulares do Estado, conscientizando os estudantes sobre a importância do meio ambiente. O projeto faz parte do calendário de atividades do CEA, que investe na divulgação e promoção da consciência ecológica, incentivando a comunidade a formar agentes multiplicadores da preservação da natureza.
  • ZOO FÉRIAS - Durante os meses de janeiro e julho, o Parque Dois Irmãos oferece uma alternativa de lazer educativo para as crianças de 6 a 12 anos, o Zoo Férias, desenvolvido para despertar o mais cedo possível a consciência ecológica por meio de atividades lúdicas que mostram o dia-a-dia do zoológico e revelam a importância de se proteger os animais e conservar a natureza.
  • CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - Estudantes de universidades públicas e particulares realizam estágio no Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental e na Divisão de Veterinária e Biologia, onde são capacitados para realizar trabalhos de monitoramento de escolas, visitação às trilhas ecológicas, produção e plantio de mudas, ambientação de recintos, acompanhamento nos tratamentos médicos veterinários, etc.
  • PROJETOS E PESQUISAS - O Parque Dois Irmãos possui uma exuberante área de floresta, com cerca de 370 hectares, que funciona como verdadeiro laboratório vivo, abrigando exemplares da fauna e flora da Mata Atlântica. A Mata tem sido um instrumento de Educação Ambiental e um local para o desenvolvimento de pesquisas e projetos, realizados em parceria com universidades públicas e privadas.