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SCGE promove treinamento para fortalecer as páginas da Lei de Acesso à Informação
24.07.2015


A Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) promove até o próximo 30 de julho uma série de treinamentos sobre a atualização na Página da Lei de Acesso à Informação (LAI) do Estado de Pernambuco. Participam dos encontros, realizados no Cento de Formação dos Servidores Públicos (Cefospe), as autoridades administrativas e de monitoramento de cada um dos órgãos e entidades que compõem a estrutura do Estado.

Acessível no link www.lai.pe.gov.br, as páginas da LAI reúnem informações sobre 67 instituições ligadas ao Executivo estadual. Segundo o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Rodrigo Amaro, o "acesso da população às informações dos órgãos do Estado é de suma importância para a democratização e transparência das ações da gestão e para o fomentando do controle social. Com a manutenção das informações estamos contribuindo para a melhoria da gestão pública e estimulando a participação ativa do cidadão”, afirmou ele.

"Este curso é voltado para as autoridades da LAI e demais servidores designados por eles para realizar essas atualizações nas páginas, garantindo o cumprimento da exigência da LAI e, assim, fomentar a transparência ativa do Estado. O curso também trabalha a sensibilização dos servidores envolvidos sobre a importância e a tempestividade dessas atualizações", disse a instrutora, Marília Costa. Só em abril deste ano a página da LAI registrou o acesso de 32 mil visitantes.

SOBRE A LAI
A página de Acesso à Informação é uma ferramenta eletrônica de fácil acesso, construída para garantir o cumprimento da Lei Estadual n.º 14.804, de 29 de outubro de 2012, que regulamenta as ações e atividades de transparência ativa do Estado. Desde sua criação, em 2013, o site já registrou mais de um milhão de acessos.

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SCGE promove treinamento sobre o Sistema de Monitoramento e Análise de Risco
23.07.2015


A SCGE, com o objetivo de promover a excelência da gestão e fornecer aos administradores públicos ferramentas gerenciais que os apoiem no processo de tomada de decisão, está promovendo uma série de treinamentos sobre o Sistema de Monitoramento e Análise de Riscos (SMAR). Lançado em 2014, o Sistema fornece relatórios e gráficos sobre o comportamento orçamentário e financeiro dos órgãos e entidades do Poder Executivo para subsídio aos gestores públicos no dia a dia de trabalho. O público-alvo do curso são servidores da área de planejamento, execução orçamentária e financeira das unidades. A capacitação ocorrerá no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), sempre às terças e quintas das 08h30 às 12h. As capacitações serão realizadas nos dias 24/07, 04/08, 06/08, 11/08, 18/08, 20/08, 25/08 e 27/08.

Confira o calendário: http://bit.ly/Treinamentos-SMAR

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Controladoria capacita servidores sobre a implantação e gestão de ouvidorias
14.07.2015



31 servidores públicos do Poder Executivo participaram neste mês de junho do curso de "Implantação e Gestão de Ouvidorias", oferecido pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), no Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe). Zélia Correia, coordenadora da Rede de Ouvidorias, e Karla Júlia Marcelino, assistente social e servidora da casa, ministraram conduziram os encontros abordando, na teoria e prática, os recursos necessários para a montagem e manutenção de uma unidade de Ouvidoria, além de ressaltar aspectos conceituais e éticos aos profissionais da área.

Segundo Zélia, a capacitação é uma oportunidade de trabalhar, ainda, as competências dos profissionais envolvidos em realizar a ponte entre a gestão pública e o cidadão pernambucano, bem como coletar ideias de melhoria para a área de ouvidoria. "O curso é voltado para os servidores que atuam em ouvidorias, bem como profissionais que desejam ingressar nesse ramo. Aqui abordamos conhecimentos específicos e práticos que são necessários ao atendimento de qualidade ao cidadão, o tratamento das manifestações, os princípios de gestão aplicados à ouvidoria e a aplicação de técnicas de mediação no âmbito do serviço público. Esses temas amarrados à premissa de possibilitarmos uma contínua melhoria dos serviços públicos", disse ela.

A fim de proporcionar uma capacitação continuada, a formação de novos ouvidores e a reciclagem profissional, a SCGE promoverá nova turma do curso no mês de outubro. "A Controladoria tem um papel de extrema importância na coordenação e articulação nos trabalhos das ouvidorias e a nossa meta é capacitar os servidores para o exercício do papel de representantes do poder público durante o relacionamento com o cidadão. Fazendo do ouvidor um agente de melhoria da gestão a partir do momento em que ele analisa as manifestações e desenvolve análises dos trabalhos desenvolvidos", disse o secretário da Controladoria-geral do Estado e ouvidor-geral, Rodrigo Amaro.

Sobre a OGE
A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), unidade administrativa ligada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de acesso à informação dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. A unidade também tem a competência de coordenar tecnicamente a Rede de Ouvidorias do Estado, bem como organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas e produzir relatórios e informações que visam aperfeiçoar os serviços públicos prestados ao pernambucano.

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