Legislação

Últimas Notícias
PERNAMBUCO SEDIA REUNIÃO NACIONAL DE CONTROLE INTERNO
20.11.2014

A Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE – PE) e a Controladoria Geral do Município do Recife (CGM) promovem, nos dias 27 e 28 de novembro, a 13ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). O conselho foi criado em 2004 e conta atualmente com 39 membros, entre estados e municípios de todo o país. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão. As reuniões nacionais são realizadas trimestralmente.

O destaque desta 13ª reunião, que acontece no Golden Tulip Recife, no bairro de Boa Viagem, fica por conta da palestra do promotor de justiça e presidente do Ministério Público Democrático, Roberto Livianu, que vai falar sobre a campanha “Não aceito corrupção”. A palestra está marcada para o primeiro dia do evento. Além do promotor, o diretor do Instituto Publix, Caio Marini, vai ministrar palestra sobre gestão pública. O instituto é responsável pela publicação de livros sobre o modelo de gestão do Governo de Pernambuco – um dos quais voltado exclusivamente para o controle interno.

Além das palestras, haverá também apresentação de cases de Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo. Pernambuco e Recife também vão apresentar seus trabalhos. A Controladoria Geral da União (CGU) vai abordar o tema “Sistema de Conflito de Interesses e Novo Marco regulatório”.

As inscrições, apenas para membros, já estão abertas e seguem até o dia 21 de novembro no site do CONACI (www.conaci.org.br).

 

Leia mais
CONTROLE INTERNO É DISCUTIDO EM FACULDADE
11.11.2014

Com o objetivo de disseminar a função da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) por meio das instituições de ensino superior, o secretário executivo, André Rodrigues, ministra palestra na Faculdade Metropolitana, em Jaboatão dos Guararapes.

O encontro com os estudantes acontece na quarta-feira (12), às 19h e tem como tema Controle interno, Portal da Transparência e Educação Fiscal. Além do secretário executivo, participam do evento o analista de controle interno João Amaral, que vai falar sobre o Portal da Transparência e a auditora da Secretaria da Fazenda, Cristiane Teixeira Bastos, que vai abordar o tema Educação Fiscal.

Leia mais
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
30.10.2014

As eleições de 2014 foram marcadas por uma disseminação e compartilhamento de informações sem precedentes na nossa história democrática. Esse fato, por si só, é digno de comemoração. No entanto, o que se percebeu, é que ainda prevalecem a multiplicação de boatos, manifestações preconceituosas e distorções dos fatos, sem o devido embasamento nos dados públicos que estão disponíveis para qualquer cidadão. É verdade que os portais de transparência, bem como os sites de órgãos públicos de todas as esferas e poderes ainda deixam a desejar, tanto na qualidade quanto na quantidade de informações. Mas é o uso contínuo de tais dados por parte da sociedade que vai pressionar a evolução da transparência pública no Brasil.

A boa notícia é que, mesmo para aqueles que não se utilizaram de dados públicos para avaliar o desempenho de seus representantes políticos, ainda não é tarde para mudar de atitude: a dica é acompanhar o desempenho dos poderes executivos através dos portais e a atividades parlamentares em sites criados especialmente para esse fim. Antes de tudo, fica a dica para um gesto ainda mais simples: responda a enquete disponível  na parte inferior direita da home do Portal da Transparência (www.transparencia.pe.gov.br) e coloque em prática o seu desejo por uma sociedade mais participativa na fiscalização da atividade pública. Pernambuco e o Brasil agradecem.

          OPINE JÁ!

A enquete sobre os dados públicos e as eleições está disponível para votação no portal até o dia 30 de dezembro. Não deixe de votar.

 

Leia mais