Legislação

Últimas Notícias
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
30.10.2014

As eleições de 2014 foram marcadas por uma disseminação e compartilhamento de informações sem precedentes na nossa história democrática. Esse fato, por si só, é digno de comemoração. No entanto, o que se percebeu, é que ainda prevalecem a multiplicação de boatos, manifestações preconceituosas e distorções dos fatos, sem o devido embasamento nos dados públicos que estão disponíveis para qualquer cidadão. É verdade que os portais de transparência, bem como os sites de órgãos públicos de todas as esferas e poderes ainda deixam a desejar, tanto na qualidade quanto na quantidade de informações. Mas é o uso contínuo de tais dados por parte da sociedade que vai pressionar a evolução da transparência pública no Brasil.

A boa notícia é que, mesmo para aqueles que não se utilizaram de dados públicos para avaliar o desempenho de seus representantes políticos, ainda não é tarde para mudar de atitude: a dica é acompanhar o desempenho dos poderes executivos através dos portais e a atividades parlamentares em sites criados especialmente para esse fim. Antes de tudo, fica a dica para um gesto ainda mais simples: responda a enquete disponível  na parte inferior direita da home do Portal da Transparência (www.transparencia.pe.gov.br) e coloque em prática o seu desejo por uma sociedade mais participativa na fiscalização da atividade pública. Pernambuco e o Brasil agradecem.

          OPINE JÁ!

A enquete sobre os dados públicos e as eleições está disponível para votação no portal até o dia 30 de dezembro. Não deixe de votar.

 

Leia mais
SCGE - PE RECEBE VISITA DOS CONTROLADORES DE MACEIÓ E ALAGOAS
17.10.2014

A Secretaria da Controladoria Geral de Pernambuco (SCGE- PE) recebeu a visita dos titulares da Secretaria da Controladoria Geral de Alagoas (SCGE – AL), Rosa Barros e da Secretaria Municipal de Controle Interno de Maceió (SMCI), Fellipe Mamede. O encontro aconteceu na quinta-feira, 16 de outubro.

O objetivo da visita foi a troca de experiências entre os órgãos. O secretário da SCGE – PE, Djalmo Leão, preparou uma apresentação na qual mostrou toda a estrutura da secretaria e o modelo de gestão integrada realizado na unidade de Pernambuco.

O encontro serviu ainda para que a SCGE – PE apresentasse os planos para a 13ª Reunião Técnica do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), que vai acontecer no Recife, nos dias 27 e 28 de novembro. A reunião é promovida pela Controladoria de Pernambuco e pela Controladoria Geral do Recife. O objetivo da reunião – a última do ano – é a troca de experiências e discussões sobre o controle interno entre os estados e municípios membros do conselho.

A programação dos dois dias de reunião começou a ser montada e deve contar com apresentações de cases de vários Estados, apresentações dos Grupos de Trabalho e do promotor de justiça, Roberto Liviano, que vai falar sobre o Movimento Não Aceito Corrupção.

A agenda dos visitantes incluiu ainda uma ida ao Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife Antigo.

Leia mais
OUVIDORIA DE PERNAMBUCO COMPLETA SEIS ANOS
15.10.2014

           No dia 14 de outubro, a Ouvidoria de Pernambuco (OE) completou seis anos e preparou uma grande festa para comemorar a data. Toda a Rede de Ouvidores, formada por 58 ouvidorias, participou do evento que aconteceu na Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE - PE).

            O coral da Secretaria da Fazenda de Pernambuco abriu a programação do evento cantando quatro clássicos da música popular brasileira. Após a abertura, o secretário da SCGE – PE, Djalmo Leão, que acompanhou todo o evento, deu as boas vindas a todos. “A ouvidoria é um importante instrumento democrático e deve ser cada vez mais utilizado. É por isso que procuramos sempre fortalecer a ouvidoria e sua rede”, afirmou enumerando as conquistas da Ouvidoria de Pernambuco. A OE possui 70% da rede certificada, que conta com 108 servidores. Em 2013, foram feitas 93 mil manifestações na Rede de Ouvidoria de Pernambuco.

            O secretário executivo, André Rodrigues, também participou das comemorações e apresentou palestra sobre o papel da Ouvidoria de Pernambuco no modelo de gestão da SCGE – PE. De acordo com o secretário executivo, a ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão. A gerente de ouvidoria, Karla Júlia Marcelino, fez um balanço das conquistas da Ouvidoria do Estado, desde 2008 até o momento. Ela apresentou os vários produtos desenvolvidos como revistas, manuais, palestras, cursos, entre outros. “Esse resultado reflete o empenho e dedicação de toda a Rede de Ouvidorias de Pernambuco”, afirmou Karla, informando que, atualmente, a Ouvidoria de Pernambuco é uma referência nacional na área.

            Para fechar o encontro com chave de ouro, o ouvidor geral de Minas Gerais, Fábio Caldeira, convidado especial do evento, apresentou o trabalho realizado na Ouvidoria Geral de Minas Gerais (OGE – MG). O ouvidor apresentou um pequeno histórico da ouvidoria e mostrou trabalhos e produtos desenvolvidos, como a Rede Ouvir – rede mineira que reúne as ouvidorias do Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Tribunal regional Eleitoral e a própria OGE – MG.

            A Ouvidoria de Pernambuco e a Ouvidoria Geral de Minas Gerais assinarão, em breve, convênio de cooperação técnica. 

Leia mais