Últimas Notícias
MAIS TRANSPARÊNCIA PARA O CIDADÃO
20.01.2015
Com a inclusão de novas ferramentas na página de Acesso à Informação, a sociedade ganha mais recursos para o exercício do controle social

Por Fernando de Albuquerque
 
A partir deste mês de janeiro, a página de Acesso à Informação do Estado (www.lai.pe.gov.br) passa a disponibilizar mais ferramentas ao cidadão pernambucano. Além de encontrar informações sobre todos os órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, o internauta poderá emitir relatórios, consultar as páginas mais visitadas e saber quais são os mais tempestivos na transparência.

“O acesso da população às informações dos órgãos do Estado é de suma importância para a democratização e transparência das ações com informações mais interessantes, fomentando o controle social. Com a disponibilização desses novos recursos estamos contribuindo para a melhoria da gestão pública, estimulando a participação ativa do cidadão”, afirma o secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Amaro.

Entre as novidades, na aba "Documentos", o internauta pode encontrar boletins informativos acerca dos pedidos de informação, decisões do Comitê de Acesso à Informação, formulários e a legislação vigente sobre o assunto. "Com mais esse tipo de compartilhamento estamos priorizando não só a quantidade de temas e assuntos contidos nas páginas, mas também trazendo relevância a fim de aumentar o grau de prestação de contas da gestão pública, criando mecanismos legítimos de acesso e consolidação da transparência", afirmou Amaro.

A página da LAI reúne informações sobre 66 instituições ligadas ao Executivo estadual. A página de Acesso à Informação é uma ferramenta eletrônica de fácil acesso, construída para garantir o cumprimento da Lei Estadual n.º 14.804, de 29 de outubro de 2012, que regulamenta as ações e atividades de transparência ativa do Estado. Desde sua criação, em 2013, o site já registrou mais de um milhão de acessos. Entre os órgãos mais acessados estão: Detran, Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Defesa Social (SDS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

Acesse em: http://www.lai.pe.gov.br
 
Leia mais
RODRIGO AMARO TOMA POSSE NA SCGE
05.01.2015

Cerimônia oficial de nomeação dos secretários de Estado foi realizada no Palácio do Campo das Princesas nesta sexta-feira, 2 de janeiro


            Na manhã desta sexta-feira, 2 de janeiro, no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, tomou posse o novo secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Gayger Amaro. Com 33 anos e mestre em ciências contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele deixa o cargo de diretor-presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) para assumir a pasta da SCGE.


            "Vamos trabalhar com muita humildade e fazer o máximo para contribuir com uma gestão exitosa, dar agilidade à implantação de políticas públicas, possibilitar maior controle e transparência na execução e dar mais relevância para o controle social”, disse Amaro, que passa a compor o núcleo de gestão do Governo do Estado. “Nossa meta é fortalecer o controle interno, aprimorar a qualidade do gasto público, aperfeiçoar a produção de informação para tomada de decisões. Afastando os riscos e mau uso dos recursos públicos”, reforçou.

 

Cumprindo o protocolo da cerimônia, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, procedeu com a leitura do Termo de Posse em nome de todo o secretariado. Em seguida ele assinou o livro, sendo seguido pelos demais secretários. Em seu discurso, Figueira fez questão de lembrar o legado deixado pelos ex-governadores Eduardo Campos e Miguel Arraes. “Apurados os votos e desmontados os palanques, inicia-se o tempo da administração. Não serão tempos fáceis, mas nunca as coisas foram fáceis para Pernambuco. Aqui, nunca se ganhou com as benesses dos poderosos. Pernambuco é livre. Pernambuco é vanguardista por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.


         A equipe do governador Paulo Câmara é composta por 22 secretários e outros cinco nomes que compõem sua assessoria direta. “Tenho certeza que o espírito desafiador de 2007 e 2011 aqui permanecem. Desafios que não nos metem medo. Vamos cumprir os desafios que 68% dos pernambucanos quis que cumpríssemos. Mas não vamos governar apenas para eles, e sim, para toda a população. É importante que cada secretário se detenha nas atividades, nos trabalhos e se dedique em suas pastas para o processo de diálogo”, disse o governador Paulo Câmara, durante o discurso. “Conversem com sua equipe, com o cidadão, com a sociedade civil organizada e com os servidores. Vamos trabalhar com os recursos públicos como se fossem nossos. A sociedade espera esse rigor e lealdade”, completou.

 

AUTORIDADES

Diversas autoridades estiveram presentes na posse da nova equipe do Governo do Estado, como o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), a desembargadora Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Deise Andrade, a ex-primeira dama, Renata Campos, diversos deputados estaduais, entre eles, Aluísio Lessa.

Leia mais
BALANÇO SCGE
18.12.2014

Na quarta-feira, 17, todos os servidores da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) reuniram-se com o secretário Djalmo Leão e o secretário executivo, André Rodrigues, para apresentação do balanço das ações da secretaria, de 2011 até 2014.

O secretário executivo iniciou o encontro. Djalmo Leão fez a apresentação que contemplou os projetos e as conquistas ao longo dos quatro anos de sua gestão. “O que se construiu nesse período foi muito gratificante”, afirmou o secretário.

A apresentação mostrou a evolução e desenvolvimento dos servidores da SCGE; a estrutura física da secretaria; todos os sistemas aprimorados e desenvolvidos; os ativos – manuais, portfólios, carta de serviços – e finalmente, a evolução dos resultados quantitativos.

“Inovação é a palavra que reflete essa Controladoria. Temos muito o que avançar, mas muito o que agradecer”, concluiu Djalmo, se dizendo honrado por ter trabalhado junto com todos que fazem a SCGE. 

Leia mais