Legislação

Últimas Notícias
CONTROLADORIA DE PERNAMBUCO PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE CONTROLE INTERNO
19.08.2014

           Nos dias 20 e 21 de agosto, profissionais de diversos órgãos de controle de todo o país reúnem-se no Rio de Janeiro para participar do 10º Encontro Nacional de Controle Interno, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de janeiro e com o Governo do Rio de Janeiro.

 

            Pernambuco será representado pelo secretário executivo da Secretaria da Controladoria Geral de Pernambuco, André Rodrigues. O encontro, que acontece anualmente, tem como tema Controle Interno da Administração Pública e Estratégias Anticorrupção.  Para a abertura do evento, na quarta-feira (20), está prevista conferência com o Ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage.

O evento conta com painéis e conferências relacionadas às principais questões e desafios dos órgãos de controle interno. No primeiro dia ocorrem três conferências e um painel. Destaque para o tema Estratégias Anticorrupção, que será apresentado por Nicolao Dino, subprocurador geral da República e coordenador da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

Já no segundo dia, a programação inclui três painéis e uma conferência, entre eles o painel Lei Anticorrupção e Lei de Acesso à Informação: novas tarefas ao controle interno, que contará com a participação de Carlos Higino Ribeiro de Alencar, secretário executivo da Controladoria Geral da União.

 Em novembro, a última reunião do ano dos membros CONACI vai acontecer no Recife. A pauta ainda está sendo definida.

Leia mais
NOVO DEFENSOR PÚBLICO GERAL VISITA A SCGE
22.07.2014

A Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), recebeu, na quinta-feira (17), o novo defensor público de Pernambuco, eleito para o biênio 2014 / 2016, Manuel Jerônimo de Melo Neto. O defensor, que veio acompanhado da coordenadora de gestão Ilka Papariello e do corregedor Marconi Dourado, foi recebido pelo secretário Djalmo Leão e pelo secretário executivo André Rodrigues.

 

Na oportunidade, Djalmo Leão parabenizou o defensor pela sua eleição com expressiva votação e ressaltou a importância da Defensoria Pública para a consolidação da cidadania do povo pernambucano, na medida em que esta permite, aos menos favorecidos, o acesso a assistência jurídica de qualidade. Para o secretário, o novo procurador tem novos desafios à frente, como buscar uma gestão democrática e descentralizada, com participação de todos que fazem a instituição.

A Defensoria Pública de Pernambuco é o órgão estatal que cumpre o dever constitucional do estado de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas de um advogado. Essa gratuidade abrange honorários advocatícios, periciais, e custas judiciais ou extra-judiciais.

Leia mais
OUVIDORIA DO ESTADO PASSA A UTILIZAR TRIDÍGITO 162
09.06.2014

           Durante o período da Copa do Mundo FIFA 2014, a Ouvidoria do Estado, vinculada à Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) vai passar a utilizar o tridígito 162. O novo número vai substituir aos poucos o 0800 281 2900. O 162 é um número gratuito, que oferece aos cidadãos um código único, de fácil memorização e que permite amplo acesso da população aos serviços de ouvidoria pública. A implantação do tridígito 162 constitui o eixo estratégico na busca para garantir atendimento de excelência às manifestações dos cidadãos e aprimoramento constante de políticas e de serviços públicos.

Em dias de jogos na Arena Pernambuco – considerado ponto facultativo – a Ouvidoria do Estado vai funcionar em esquema de plantão. Os teleatendentes estarão à disposição para receber qualquer tipo de manifestação. A ideia é atuar cada vez mais próximo do cidadão e turistas nacionais e estrangeiros. A Ouvidoria é o canal de acesso da população à administração pública, onde o cidadão pode fazer reclamações, sugestões, elogios, denúncias, solicitações e obter informações sobre qualquer organização estadual e serviços prestados.

Além do atendimento, haverá distribuição de material bilíngue para os cidadãos nos hotéis da Região Metropolitana do Recife e nos Centros de Informações Turísticas da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR).

            Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Ouvidoria do Estado por meio do número 162, pelo e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br e pelo site www.ouvidoria.pe.gov.br.

 

Serviço:

Ouvidoria do Estado

Endereço: Rua Santo Elias, nº 535 / 1º andar – Espinheiro

Telefone: 162

E-mail: ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br

Site: www.ouvidoria.pe.gov.br

Leia mais