Notícias
  • 29/09/2015 | 20:24
    SCGE promove curso de Business Inteligence entre os dias 5 e 9 de outubro
     
    Entre os dias 5 e 9 de outubro, das 8h às 12h, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, oferece, no Centro de Formação dos Servidores Públicos (Cefospe), o curso "Como inserir o Pentaho nas atividades de controle interno", ministrado pelo servidor João Amaral. Voltados para servidores lotados na SCGE, o treinamento visa despertar nos participantes a utilização de business intelligence  no dia a dia das organizações a partir da utilização de informação gerencial. O Pentaho Open Source Business Intelligence é uma aplicação indicada para análise de informações, monitoramento de indicadores e data mining. Apresenta grande flexibilidade e independência de plataformas, alta confiabilidade e segurança, podendo ser utilizada em qualquer ambiente operacional.
  • 29/09/2015 | 19:30
    SCGE assina convênio para fortalecer ações de fiscalização da máquina pública e combate à corrupção
    A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE) assinou acordo com a Controladoria-Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) para apoiar a troca e o compartilhamento de informações entre as duas unidades e a integraçãoe de banco de dados para o desenvolvimento de soluções em TI. Principal objetivo do acordo é permitir o intercâmbio de informação, ampliando a integração institucional e a troca de experiências para o enfrentamento da corrupção e a promoção da transparência pública. Com o convênio será possível que utilizar o Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (Sispatri) por meio de termo de cessão.
     
    "O termo de compromisso de cooperação técnica é estratégico para a SCGE, pois permitirá, futuramente, a implantação de ações de controle entre os órgãos, bem como criar soluções de fiscalização mais especializadas", disse o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Rodrigo Amaro.
     
    No escopo do termo estão ações como: "permitir intercâmbio de informações", "atuar conjuntamente em ações de prevenção à corrupção e promoção da transparência e da ética pública", "compartilhar conhecimentos e informações técnicas relativos às áreas de auditoria e fiscalização, correição e ouvidoria", "realizar trabalhos conjuntos nas áreas de prevenção e combate à corrupção", "intercâmbio de ações de capacitação", "apoio mútuo na elaboração e distribuição de materiais didáticos" com foco em controle interno, entre diversas outras ações.
     
    “Essa parceria é de fundamental importância para que Pernambuco possa fazer parte das ações de vanguarda no processo de fiscalização e monitoramento da gestão, atuando no aperfeiçoamento da máquina pública", completou Amaro.
     
    Capacitação – Uma das primeiras ações fruto do convênio é a capacitação que profissionais da SCGE participarão em São Paulo no Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (Sispatri), no próximo 6 de outubro. O principal objetivo é conhecer a expertise paulista no mapeamento de enriquecimento ilícito a fim de viabilizar e pesquisar a possibilidade de implantação de ação semelhante em Pernambuco.
     
    "Queremos conhecer o método utilizado em São Paulo para o possível desenvolvimento de aplicação semelhante em nosso Estado, uma vez que a análise patrimonial é crucial nas ações de prevenção e combate à corrupção", disse a diretora de Informações Estratégicas e Análise de Risco, Andréa Costa Arruda.
  • 10/09/2015 | 20:17
    Ouvidorias de Pernambuco alinham estratégia com foco na resolutividade das ações
    As 60 unidades da Rede de Ouvidorias do estado de Pernambuco estiveram reunidas para debater em conjunto os principais temas de gestão da Rede. Sistema de ouvidorias, capacitações, monitoramento, relatórios e estratégia de atuação, foram os principais temas presentes na reunião que foi capitaneada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado.
     
    "Fazemos encontros contínuos com a necessidade de alinhar a atuação do principal elo entre o Governo do Estado e o pernambucano: as ouvidorias. É importante que as 60 unidades estejam alinhadas, praticando procedimentos semelhantes com  o objetivo de atender bem o cidadão", disse a diretoria de Ouvidoria e Controle Social da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Elisa Andrade.
     
    Um dos principais pontos abordados na reunião foi a resolutividade da Rede que, hoje, está em 80%. "Temos a meta de aumentar ainda mais a resolutividade, chegando a, no mínimo 85% das manifestações resolvidas. Isso só será possível mediante esforço gerencial da rede em aprimorar as respostas, o contato com os gestores dos serviços prestados e também a forma de feedback entre as ouvidorias e os dirigentes dos órgãos", argumentou Elisa.
     
    Sobre a OGE - A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), unidade administrativa ligada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de acesso à informação dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. A unidade também tem a competência de coordenar tecnicamente a Rede de Ouvidorias do Estado, bem como organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas e produzir relatórios e informações que visam aperfeiçoar os serviços públicos prestados ao pernambucano.
     
  • 24/08/2015 | 21:29
    Secretário participa de seminário da Lei Anticorrupção promovido na PGE

    Acompanhe aqui a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/scge_pe/sets/72157653981308123

  • 14/08/2015 | 21:41
    SMAR conquista gestores durante capacitação

    Com a realização de 22 encontros no Centro de Formação dos Servidores Públicos (Cefospe) a SCGE promoveu a capacitação de mais de 60 gestores públicos especializados na gestão financeira e orçamentária do Estado a utilizar o Sistema de Monitoramento e Análise de Risco (SMAR). Desenvolvido e customizado pela SCGE p sistema tem por objetivo proporcionar o acompanhamento gerencial das finanças dos órgãos e entidades do poder executivo, fornecendo acompanhamento detalhado e com foco na tomada de decisão.

    “Com essas capacitações, queremos direcionar o controle financeiro e orçamentário para a resolução de gargalos execução a partir de um acompanhamento que faz um cruzamento de dados extraídos do sistema e-Fisco”, disse a diretora de Informações Estratégicas e Análise de Risco, Andréa Costa Arruda.

    “É preciso aperfeiçoar a visão estratégica do servidor público que lida com a gestão financeira do Estado. Com o SMAR conseguimos concentrar em um único espaço, a partir de poucos cliques, os principais pontos de controle necessários ao aprimoramento da qualidade do gasto dos recursos públicos”, afirmou o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Rodrigo Amaro.

     

    “Com esse treinamento, pudemos ver de perto como é que funciona a ferramenta. E eu acredito que o SMAR vai ajudar muito o gestor que está na execução financeira e que precisa analisar com precisão e rapidez o comportamento das finanças” - Alessandro Ribeiro, Casa Militar

    “Agora temos uma ferramenta que vai nos ajudar no controle e no acompanhamento das ações financeiras.” - Tereza Loureiro, Sec. da Casa Civil

    “A gente precisava muito de um instrumento que gerasse informações gerenciais para auxiliar o gestor a tomar decisões mais embasadas e o SMAR veio para preencher essa lacuna. Antes a gente precisava entrar em várias telas do e-Fisco pra gerar um relatório. Hoje, conseguimos um relatório gerencial em poucos cliques”
    - Rodrigo Farias, PGE

  • 13/08/2015 | 21:45
    SCGE reúne servidores para o curso de prestação de contas

    Na última terça-feira, 12, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado recebeu na sua sede mais de 80 gestores públicos estaduais para a realização do curso básico de Prestação de Contas. No treinamento, que teve duração de quatro horas, os participantes puderam conhecer os fundamentos legais, a contagem do prazo para a prestação de contas, os fluxos e os prazos até a prestação de contas no sistema e-Fisco.

    “A capacitação visou habilitar os participantes no que se refere aos principais procedimentos em torno da prestação de contas na administração pública direta, autárquica e fundacional. Procuramos abordar no treinamento, aspectos como as licitações e fiscalização a partir da ótica da prestação de contas”, disse o diretor de Orientação ao Gestor Público, Filipe Castro.

    Segundo a gerente Adminstrativa e Financeira da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Ivanise Braga, a importância do curso se dá pela necessidade de atualização constante dos servidores públicos envolvidos com novos procedimentos de prestação de contas. “O aperfeiçoamento deve ser constante, pois sempre há novos procedimentos para serem implantados e a necessidade de aprimorarmos os que já haviam sendo praticados.

    Além disso, há sempre novos entendimentos sobre o dia a dia administrativo e financeiro das secretarias e órgãos públicos e que precisam ser colocados em prática na ordem do dia”, disse ela.

    Veja aqui galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/scge_pe/sets/72157654827024533

  • 12/08/2015 | 21:33
    Qualidade de vida no trabalho

    A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) promoveu nesta quarta-feira (12) ação de qualidade de vida objetivando o levantamento de informações de saúde dos servidores da casa. A ação pode ser visualizada no link da nossa página no Flickr:  https://www.flickr.com/photos/scge_pe/sets/72157656742640498

  • 04/08/2015 | 22:14
    NOTA:Governo do Pernambuco refuta falta de transparência da atual gestão

    O Governo do Estado de Pernambuco encara com estranheza as alegações de deputados de oposição sobre a "abertura das contas da gestão estadual", realizada na sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta última segunda-feira, 3 de agosto.

     

    A não compreensão das alegações pontuadas pelos deputados da bancada de oposição advém, principalmente, porque o Governo do Estado já disponibiliza ferramentas de consulta e acompanhamento das despesas e receitas do Estado, bem como vem tratando com diligência e tempestividade cada um dos Pedidos de Informação solicitados pelos respectivos parlamentares.

     

    Dos 45 pedidos registrados neste primeiro semestre, 10 deles versaram sobre despesas e relatórios dos gastos da máquina pública. Consultas e informações que já estão disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado. Este passa por atualização diária a partir de dados coletados do sistema e-Fisco, que reúne as principais informações sobre receitas e despesas do Governo, e que podem ser levantadas pelo cidadão.

     

    Mesmo já disponibilizando a ferramenta de acesso, o Governo responde, dentro do prazo, 100% das solicitações da casa legislativa, reafirmando o compromisso com a transparência da gestão e o zelo pelos recursos públicos.

     

    image.png

     

    Na vanguarda da transparência no Nordeste, o Governo do Estado de Pernambuco possui hoje o segundo melhor Portal da Transparência do Brasil (www.transparencia.pe.gov.br) e o melhor do Nordeste, segundo pesquisa realizada da ONG Contas Abertas. Neste primeiro semestre de 2015 o site recebeu 166.182 mil acessos. De janeiro a junho deste ano, a média de acessos fica em 27.697 mil, maior número já registrado desde a sua criação, em 2007, e quantitativo 31% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

     

    O Portal tem como objetivo central incrementar a transparência, ao permitir que o cidadão acompanhe como o dinheiro público é utilizado e ajude na gestão e na fiscalização da máquina pública. Em 2015, as seções mais visitadas foram: despesa e remuneração de servidores, em que é possível acompanhar, em tempo real, os pagamentos efetuados pelo Governo do Estado e a remuneração para a todos os seus servidores, respectivamente.

     

    As informações disponibilizadas no Portal são originárias, em sua integralidade, do e-Fisco, atual sistema de administração financeira e tributária do Estado. As atualizações, realizadas a cada 24h, trazem o dia a dia da execução orçamentária e financeira, sendo possível fazer o download das bases de dados do e-Fisco através da sessão dados abertos.

     

    É compromisso das Secretarias de Estado e de suas entidades oferecerem informações que contenham dados precisos, de qualidade e devidamente atualizados, como forma de motivar o diálogo permanente entre os gestores e os usuários do Portal da Transparência.

     

    Afim de trazer ainda mais transparência para a gestão do Estado, o Governo de Pernambuco criou a Página de Acesso à Informação (www.lai.pe.gov.br), que em 2013 recebeu o prêmio e-GOV, uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública.

     

    Esta Página, alimentada pelas Secretarias de Estado e suas entidades vinculadas, possuem informações institucionais, contatos das autoridades, dados sobre contratos e convênios, informações sobre o serviço de informação ao cidadão e outras informações de interesse do pernambucano. Desde a sua criação em 2013 até a data de hoje a Página teve 451.103 acessos e registrou um aumento de de 68% nos acessos no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período em 2014. Entre as seções mais visitadas estão a do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) e a da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

     

    Para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e o fortalecimento do diálogo com a sociedade foi criado o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) prestado pela Rede de Ouvidorias do Estado em parceria com os servidores de cada Secretaria, órgão ou entidade que são designadas para atender às demandas de acesso à informação da sociedade.

     

    Desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (LAI), já foram respondidos mais de 97% dos 1.145 Pedidos de Acesso à Informação realizados com base na Lei, dos quais 7% correspondem a solicitações de informações sobre a execução orçamentária e financeira do Estado. Todos já foram concluídos.

     

    Além da Página de Acesso à Informação, no Estado, há cerca de 20 ferramentas disponíveis ao cidadão e que promovem o incentivo à transparência, tais como o Rede Compras, o PE Integrado, o Portal Dados Abertos, o Diário Oficial, a página oficial do FEM, os Relatórios de avaliação do Governo, o Mapa de Indicadores, o Panorama Economia, o Transparência da SEFAZ e o Calendário Escolar.

  • 27/07/2015 | 21:50
    Passe livre estudantil

    A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado participou do lançamento do Passe Livre Estudantil. A ação, desenvolvida pelo Governo do Estado irá beneficiar mais de 80 mil estudantes da rede estadual de ensino.
    Acesse a galeria de fotos: https://www.flickr.com/photos/scge_pe/sets/72157656061963860

  • 24/07/2015 | 10:08
    SCGE promove treinamento para fortalecer as páginas da Lei de Acesso à Informação


    A Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) promove até o próximo 30 de julho uma série de treinamentos sobre a atualização na Página da Lei de Acesso à Informação (LAI) do Estado de Pernambuco. Participam dos encontros, realizados no Cento de Formação dos Servidores Públicos (Cefospe), as autoridades administrativas e de monitoramento de cada um dos órgãos e entidades que compõem a estrutura do Estado.

    Acessível no link www.lai.pe.gov.br, as páginas da LAI reúnem informações sobre 67 instituições ligadas ao Executivo estadual. Segundo o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Rodrigo Amaro, o "acesso da população às informações dos órgãos do Estado é de suma importância para a democratização e transparência das ações da gestão e para o fomentando do controle social. Com a manutenção das informações estamos contribuindo para a melhoria da gestão pública e estimulando a participação ativa do cidadão”, afirmou ele.

    "Este curso é voltado para as autoridades da LAI e demais servidores designados por eles para realizar essas atualizações nas páginas, garantindo o cumprimento da exigência da LAI e, assim, fomentar a transparência ativa do Estado. O curso também trabalha a sensibilização dos servidores envolvidos sobre a importância e a tempestividade dessas atualizações", disse a instrutora, Marília Costa. Só em abril deste ano a página da LAI registrou o acesso de 32 mil visitantes.

    SOBRE A LAI
    A página de Acesso à Informação é uma ferramenta eletrônica de fácil acesso, construída para garantir o cumprimento da Lei Estadual n.º 14.804, de 29 de outubro de 2012, que regulamenta as ações e atividades de transparência ativa do Estado. Desde sua criação, em 2013, o site já registrou mais de um milhão de acessos.