Logo policia civil logo bombeiros logo policia militar logo policia cientifica CORREGEDORIA GERAL DA SDS logo governo

Pernambuco vive dia histórico com registro de zero homicídio

30 de Abril de 2013

Pernambuco vive dia histórico com registro de zero homicídio

Pernambuco viveu um dia histórico na última segunda-feira (29). Nenhum homicídio foi registrado em todo seu território naquele dia. O resultado deve-se à política de segurança do Governo de Pernambuco, o Pacto pela Vida. Desde o surgimento das estatísticas do Pacto, o Estado vem contabilizando redução do seu índice de homicídios ano a ano.

Vários municípios pernambucanos tem zero homicídio em seus históricos. A capital Recife, por exemplo, acumula, neste ano de 2013, 52 dias sem assassinatos. As estatísticas também mostram que em 43 municípios não ocorreu homicídio algum neste ano. Destes 43 zerados, sete não registram homicídio desde o ano de 2012. São eles: Salgadinho, Brejinho, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Cruz da Baixa Verde e Itacuruba. Em Salgadinho, o último assassinato ocorreu em 2009.

Credencia-se o resultado às políticas integradas do Pacto pela Vida, dentre elas, uma série de ações que vem sendo feitas não só na repressão à violência, mas principalmente na prevenção à criminalidade. O relançamento do programa Patrulhas do Bairro; a polícia mais perto da comunidade, com o trabalho integrado de redução de conflitos comunitários; fortalecimento do programa Polícia Amiga; trabalho de resgate de vidas do Corpo de Bombeiros; e a campanha recentemente lançada para sensibilizar contra os crimes banais, entre outros, são algumas das ações que valem ser citadas.

Confira municípios com ZERO homicídio no ano de 2013

Fonte: Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG