Logo policia civil logo bombeiros logo policia militar logo policia cientifica CORREGEDORIA GERAL DA SDS logo governo

Quem somos


 

O Comitê Estaduao de Monitoramento de Incidentes com Tubarões foi instituído em 17 de maio de 2004 através do Decreto Estadual nº 26.729. O Decreto foi alterado pelo de nº 41.251 que designou o membro do Corpo de Bombeiros à Presidência. O CEMIT é um colegiado composto pela Secretaria de Defesa Social, através dos seguintes Órgãos Operativos: Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; Polícia Militar de Pernambuco e Instituto de Medicina Legal; e pela Agência Estadual do Meio Ambiente - CPRH. Todos na qualidade de membros efetivos. Além desses membros, também participam do Comitê, na qualidade de convidados, os seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA; Capitania dos Portos de Pernambuco; Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS entre outros.


Cada instituição tem papel específico no âmbito do CEMIT. A SDS é responsável por executar as ações estabelecidas pelo comitê, a UFRPE pela pesquisa e monitoramento, o CBMPE pela fiscalização e prevenção da área considerada de risco para os ataques de tubarão, O IML pela emissão de laudos médicos das vítimas, o IOPE pela educação ambiental e a CPRH pela recuperação ambiental dos ambientes. O comitê foi criado devido à necessidade da elaboração de medidas mitigadoras para ataques de tubarões na Região Metropolitana do Recife, RMR que iniciou a partir do ano de 1992.

O CEMIT tem por atribuições:


1) Acompanhar e registrar os incidentes com tubarões, consolidando os dados estatísticos;

2) Definir estratégias e ações que visem minimizar os riscos de ataques de tubarões nas praias afetadas;

3) Acompanhar as ações desencadeadas pelos diversos órgãos relacionados aos incidentes com tubarões;

4) Atuar como centro de referência, orientando as informações e discussões sobre o referido assunto e

5) Avaliar impactos de toda ordem, sejam econômicos, sociais ou ambientais, decorrentes dos incidentes e ações empreendidas.

 

A presidência do comitê atualmente é representada pelo Coronel Clóvis Fernandes Dias Ramalho, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Ele é o Diretor Integrado Metropolitano, atuando no planejamento, coordenação e controle conjuntos ou integrados, estabelecendo as diretrizes e metas comuns a toda as atividades operacionais do CBMPE em todo o Estado de Pernambuco. Possui graduação em Direito pela Faculdade Integrada do Recife com especialização em administração pública e responsabilidade civil; Diplimado pela Escola Superior de Guerra com o Curso de Altos Estudos de Política e Estatégia; Graduado no Curso Supeirior de Polícia com especialização em segurança pública. Desempenhou as funções de Diretor de Logística e de Planejamento do CBMPE; Membro da comissão de planejamento estratégico dos Corpos de Bombeiros do Brasil pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça - SENASP-MJ .