12.06.2019

Secretaria da Mulher do Estado apoia a 6ª Marcha das Margaridas 2019

O Governo de Pernambuco através da Secretaria Estadual da Mulher apoia a 6ª Marcha das Margaridas 2019, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília. As pernambucanas vão se somar as 100 mil representantes do campo, da floresta e das águas para participar da maior ação de mulheres da América Latina para conquistar direitos, visibilidade e reconhecimento social e político.

O lema da marcha esse ano é Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência. A marcha tem uma estratégia formativa que inicia nas comunidades, municípios e estados, até chegar à capital federal. Acontece a cada quatro anos, desde a primeira Marcha, realizada no ano 2000, e inspirada na força da líder sindicalista, nordestina: Margarida Alves, assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais.

Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), federações estaduais e sindicatos rurais, a Marcha conta com a parceria dos movimentos feministas, de mulheres e organizações da sociedade civil.

O Governo de Pernambuco, desde 2007, ano da III Marcha, apoia esse importante movimento através da articulação das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Agrário. A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, informa que a parceria para 2019 está confirmada na perspectiva de viabilizar a participação de mulheres do campo e das águas e de contribuir para o fortalecimento do diálogo institucional, dos direitos humanos, da agricultura familiar e agroecológica e das políticas públicas para esse segmento, frente ao atual contexto político e econômico em que vivemos.