06.09.2019

SecMulher participa de formação para cidadania ativa

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) participa da capacitação: Formação para Pessoal Docente e Não Docente da Comunidade Universitária para o Desenvolvimento da Cidadania Ativa. A formação aconteceu na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), nos dias 4, 5 e 6 de setembro,  e é parte do Pojeto Erasmus + Solidaris – Universidades Inclusivas: Competências chave da comunidade - Universidade para o desenvolvimento de uma cidadania ativa. Com o apoio de La Comisión Europea estão participando também as Universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Formação Paulo Freire, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), UPE,  Faculdade Nossa Senhora das Graças, entre outras.
A formação objetiva criar uma rede solidária para elaboração de projetos que colaborem com a formação, empoderamento e inclusão de populações vulneráveis ao acesso e permaneça na universidade.
Para abertura do segundo dia de formação, a Secretaria da Mulher de Pernambuco apresentou o vídeo documentário “Entre Mulheres’, premiado na terceira edição do Prêmio Naide Teodósio de Estudos de Gênero Ano III -. Na ocasião houve um debate com o produtor Marlom Meirrelles. O vídeo auxiliou o grupo a ter um olhar para a igualdade de gênero durante as discussões que irão subsidiar a construção dos projetos.
Para gerente de Formação em Gênero da SecMulher, Juliane Oliveira, é de extrema importância participar desses momentos que oportunizam através da integração das diversas instituições o pensar em projetos integrados que visem a cidadania ativa dos sujeitos observando as especificidades das mulheres, oportunizando assim o conhecimento, o empoderamento e a transformação social.