01.10.2019

Precisamos falar sobre os tabus da Terceira Idade

No dia 1º de Outubro é comemorado o Dia Nacional da Pessoa Idosa, a data visa alertar e conscientizar sobre as necessidades e os direitos estabelecidos em lei, que garantem os cuidados com, educação, lazer, trabalho, liberdade e o respeito. Outro assunto bem importante a se abordar relacionado à saúde da pessoa idosa é sobre a sexualidade. Esta última é marcada por tabus e preconceitos.
É necessário entender que o termo não está ligado ao ato sexual, mas também em forma de carinho, beijo, abraço, entre outros, que todo ser humano, em qualquer idade, tem o direito de viver para melhorar as relações e a qualidade de vida.
A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) junto ao Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Idosa (CIPMI) trabalha promovendo políticas publicas, com espaço de discussão, reflexão, mobilização e articulação com órgãos parceiros, que promovem e garantem serviços para as mulheres idosas em Pernambuco. Uma das principais atividades realizadas pela SecMulher  é  o Prêmio Literário da Mulher Idosa. Devemos nos conscientizar que a população está envelhecendo e que também vamos passar por esse processo por isso é fundamental o trabalho do comitê na criação de políticas públicas para as pessoas da terceira idade.