15.10.2019

Hoje é o Dia Internacional da Mulher Rural

Neste dia 15 é celebrado o Dia Internacional da Mulher Rural, instituído pela Organização Das Nações Unidas (ONU), em 1995, com o objetivo de despertar a consciência mundial sobre a importância do papel da mulher rural tanto no âmbito familiar como na sociedade.
A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), homenageia as mulheres rurais por meio da Comissão Permanente de  Mulheres Rurais de Pernambuco (CPMR-PE). A comissão é formada por 15 movimentos sociais do campo, dos quais integram: agricultoras familiares, assalariadas rurais, assentadas, pescadoras, marisqueiras, indígenas, quilombolas, segmentos fundamentais para a agricultura familiar, para a economia local e verdadeiras guerreiras de luta pelo sustento da família e pela valorização de suas identidades na sociedade.
Impossível imaginar a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável sem considerar a participação direta das trabalhadoras rurais. Elas estão na roça, na luta pela terra e pelo direito de serem reconhecidas como trabalhadoras. Lutam, também, pelas identidades étnicas, pelos conhecimentos tradicionais, pelas práticas sustentáveis, pela geração e manutenção da vida no campo, defensoras da agroecologia e do bem viver.
A SecMulher-PE, enquanto parceira, reconhecidamente, está ao lado dessas mulheres que lutam incansavelmente para alimentar suas famílias e tantas outras, resistindo ao patriarcado e ao machismo, que ainda destroem a vida de muitas delas. Mantendo o firme propósito de favorecer oportunidades e uma vida sem violência, com acesso à terra; ao crédito e às políticas píblicas que promovam igualdade e autonomia.
Viva essas guerreiras pela força, resistência e cuidado com elas e com as outras mulheres!