15.10.2019

SecMulher celebra Dia das Professoras

O Dia dos professores (as) comemorado nacionalmente no dia 15 de outubro, que foi oficializada em 1963, surge para homenagear e evidenciar a grandeza da profissão que é responsável pelo desenvolvimento da educação e pela transmissão de conhecimento no país. Dentro desse contexto, a data também traz consigo o olhar sob a importância da presença feminina na formação dos jovens na sociedade, sob a imagem da mulher educadora.
A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) vê a importância dessa data, e através dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, alcança professores e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico das redes estaduais de educação. O intuito dos núcleos é de propor discussões e provocar reflexões críticas sobre a influência da cultura patriarcal na vida das mulheres.
A professora de Inglês Conceição, e a professora de História e Sociologia Gabriela Borba, que está à frente do núcleo de gênero na escola Ginásio Pernambucano, falam da importância de ser mulher, professora e estar à frente de um núcleo de gênero, das responsabilidades na formação e da carga social que essa profissão traz consigo. O dia deve ser lembrado também pela necessidade e importância de a mulher ocupar espaços nas áreas de atuação, principalmente onde há resistências como, por exemplo, no campo das ciências exatas, área mais restrita ao público masculino.
 “Ser docente nos dias atuais é um grande desafio, ainda mais para aquelas que junto com a SecMulher encaram a provocação de modificar a sociedade através dos estudos de gênero. Parabéns pela coragem, resistência e resiliência diária que vocês têm e obrigada pela persistência em ser nossas maiores inspirações”. Fala Juliane Mary, gerente do Núcleo de Formação de Gênero.
Por isso torna evidente o valor das mulheres passando conhecimento, representatividade e expandindo o olhar de igualdade e manuseio de diversos campos na educação básica e superior.