06.11.2019

Iniciou hoje a Conferência Brasileira de Mudanças do Clima

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) participou, na manhã desta quarta-feira (06), da abertura da Conferência Brasileira de Mudanças do Clima, o evento aconteceu no Arcádia Paço Alfândega, em Recife. A abertura da conferência foi marcada pela assinatura do decreto de emergência climática e lançamento da nova edição do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) pelo governador Paulo Câmara.
Após assinar o decreto, o chefe do executivo estadual reafirmou o compromisso com o povo pernambucano, falou sobre o derramamento de óleo nas praias do nordeste e alertou sobre o efeito das mudanças climáticas “só existe um futuro possível, ele é sustentável e a gente é responsável”, afirmou.
A conferência iniciou nesta terça-feira (06) e vai até sexta-feira (08), no bairro do Recife. As ações acontecem simultaneamente e reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, governos, comunidade científica e o setor privado e público brasileiro. Serão três dias de diálogo e formulação de propostas ambientais por um desenvolvimento mais sustentável.
A vice-governadora Luciana Santos, a secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro participaram do ato no qual o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável do estado de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira dos Órgãos Estaduais Ambientais- ABEMA, Germano Vieira, também assinaram o decreto.
Vieram para a conferência os governadores do Nordeste, Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); João Leão (Bahia); Camilo Santana (Ceará); João Azevêdo (Paraíba); Wellington Dias (Piauí); Belivaldo Chagas (Sergipe) e Carlos Brandão Junior, vice-governador do estado do Maranhão. Além dos governadores estava, Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Valeria Paye - representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Adalberto Maluf, diretor de sustentabilidade da BYD no Brasil, Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta da Neoenergia e Tasso Azevedo que é Coordenador Geral do MapBiomas e do SEEG.