17.11.2019

SecMulher-PE realiza 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas

  Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) realiza, nesta segunda-feira (18), às 8h30, no Palácio do Campo das Princesas, o 4°Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas: Um Olhar das Mulheres sobre a Democracia Hoje. O evento é alusivo aos 130 anos de república, comemorado no último dia 15.

A iniciativa tem o objetivo de complementar, inovar e aprofundar as análises das temáticas abordadas em quatro seminários realizados em 2009, 2012, 2014 e junho de 2019, trazendo para o atual cenário político o olhar das mulheres à luz das complexas conjunturas republicanas das Américas e do Brasil. Colocando as mulheres, principal agente de mudanças, como foco e como interpretes dos fenômenos políticos que transformam a sociedade. A secretária da Mulher de Pernambuco,Silvia Cordeiro, informa que este quarto encontro debaterá o conservadorismo de gênero e seus ataques aos processos de empoderamento das mulheres, bem como os avanços alcançados por elas nas últimas eleições parlamentares, no Brasil e nos Estados Unidos.A presidente e sócia da The Connections Group, Catherine Allen,será a palestrante da primeira mesa com o tema: A Contribuição Feminista à Democracia. Mônica Oliveira, Assessora Parlamentar das Juntas Co-Deputadas faz parte do debate que será coordenado pela feminista e pesquisadora aposentada da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque.
Num segundo momento, a secretária Executiva da SecMulher-PE, Ana Callou coordenará a mesa que abordará o tema: Mulheres de Partidos e suas Instâncias de empoderamento. Ana Callou estará à frente da mesa que contará com a análise das representantes de partidos: Dora Pires (PSB-PE), Dayane Dultra (Partida/PE)Edna Costa (PCdoB/PE), Isabella de Roldão (PDT/PE), Judith Botafogo (PSDB/PE)e Suely Oliveira (PT/PE). A secretária executiva explica que o objetivo dessa mesa será debater sobre a polarização entre forças conservadoras e progressistas no interior dos partidos.E finalizando o ciclo de palestras, o tema em reflexão será os 130 Anos de República no Brasil: o que mudou para as mulheres?. A secretária Silvia Cordeiro coordena a mesa que pretende traçar um panorama da representatividade das mulheres à luz dos resultados das eleições de 2018 e contará com as debatedoras Teresa Leitão, deputada Estadual PT/PE e Priscila Krause, deputada Estadual DEM/PE.
O seminário realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco conta como apoio do Consulado Americano, Companhia Editora de Pernambuco (CEPE),Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretariade Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE).
 
Mais informações: 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas
Dia/hora: 18 de novembro, às 8h30.
Local: Palácio do Campo das Princesas - Praça da República, S/N
Arte: Danilo Lúcio