06.12.2019

SecMulher-PE realiza 4° Seminário da Patrulha Maria da Penha

Próxima segunda-feira (09), acontece o 4° Seminário da Patrulha Maria da Penha com a temática Patrulha Maria da Penha e a Proteção das Mulheres em Pernambuco, das 9h às 11h30, no Auditório do Centro de Artesanato, localizado na Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife. O evento é aberto ao público e consiste em trazer os resultados realizados deste ano, os dados disponibilizados pela Polícia Militar acerca do quantitativo das mulheres protegidas, as experiências de cada região e explicar como funciona o serviço.
Serão abertas duas mesas de discussões. Na primeira, a Capitã Reidja Santos, Coordenadora Geral da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Pernambuco, trará as avaliações das visitas realizadas às mulheres pela Patrulha Maria da Penha. Já na segunda mesa, será composta por representantes de Organismos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, das Polícias Militar e Civil dos municípios de Vitória de Santo Antão e Arcoverde. Os debates terão como foco a importância das experiências de Integração para a Proteção das Mulheres em Pernambuco.
A mesa de abertura contará com a presença da Secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, o Coronel Reinaldo Mesquita, Diretor de Articulação Social e Direitos Humanos/DASDH/PMPE e a Delegada Julieta Japiassú, Gestora do Departamento de Polícia da Mulher - DPMUL.  Atualmente o programa atende mulheres em 74 municípios, nas regiões do Agreste Central, Agreste Meridional, Mata Norte, Mata Sul, Região Metropolitana, Sertão Central, Sertão do Moxotó, Sertão do Pajeú e Sertão do São Francisco.
O programa Patrulha Maria da Penha foi criado para realizar um atendimento especializado às mulheres de todas as regiões de Pernambuco em situação de violência doméstica e familiar. A campanha é realizada pela Polícia Militar e Secretaria da Mulher de Pernambuco. Para obter o serviço é necessário registrar Boletim de Ocorrência e solicitar medidas protetivas de urgência em qualquer delegacia especializada de Atendimento à Mulher ou em delegacias comuns.