09.12.2019

Seminário Patrulha Maria da Penha é realizado no Auditório do Centro de Artesanato

Na manhã desta segunda-feira (09), no Auditório do Centro de Artesanato no Recife, o 4° Seminário da Patrulha Maria da Penha trouxe como temática “Patrulha Maria da Penha e a Proteção das Mulheres em Pernambuco”.  Polícia Militar, Polícia Civil e sociedade Civil ouviram atentos (as) os resultados do balanço do trabalho realizado este ano. Foram apresentados dados quantitativos das mulheres protegidas e as experiências de cada região entendendo como funciona o serviço.
O Seminário foi realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), Câmara Técnica pelo enfrentamento da Violência de Gênero Contra a Mulher e Pacto Pela Vida. No primeiro momento Bianca Rocha, Diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher-PE, deu inicio ao evento e alertou sobre a necessidade de implantar o serviço em todos os municípios pernambucanos com formação de Patrulheiros e Patrulheiras para atender e proteger  cada vez mais mulheres em situações de risco.
Estiveram presentes no evento, Reinaldo Mesquita, Diretor de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE, a delegada Julieta Japiassú, como Gestora do Departamento de Polícia da Mulher. Na ocasião, foram apresentadas as avaliações das visitas realizadas às mulheres pela Patrulha Maria da Penha com a Capitã Reidja Farias, que é a Coordenadora Geral da Patrulha Maria da Penha. “É a mulher que decide a atuação da polícia militar no momento em que ela quer receber e como quer receber, e a gente tem que respeitar”, informou.
No segundo momento, foi formada uma mesa de discussão com tema “A importância da Experiência de integração da Polícia Militar, Organismo Municipais de Política para as Mulheres e Polícia Civil para a proteção das Mulheres em Pernambuco”. Compondo a mesa estava Sargento Wyndson  e Cabo Vanessa Silva, representando o 3º Batalhão da PM, Tenente Rosângela da Patrulha Maria da Penha de Vitória de Santo Antão e a Gestora da Coordenadoria da Mulher de Arcoverde, Micheline Valério. Mediando o debate esteve Thisbe Martins da Diretoria da SecMulher-PE. Neste momento, foi aberto para perguntas e esclarecimentos de dúvidas para o público presente.
Encerrando o 4° Seminário, se fez presente o coronel Reinaldo Mesquita, representante da Polícia Militar de Pernambuco. A Secretária da Mulher de Pernambuco Silvia Cordeiro, em sua fala esclarece sobre o avanço em que Pernambuco se encontra com os serviços de políticas publicas. “O estado faz o seu papel, a sociedade também tem que mudar e compreender as mudanças que nos encontramos”, alertou. “Aumentou o número de mulheres que procuram o serviço de proteção e isso é a resposta do trabalho que fazemos, já avançamos muito e ainda estamos a avançar” finalizou.