24.04.2020

SecMulher-PE reforça ações na Câmara Técnica

Na última quarta-feira (22.04) foi realizada a videoconferência da Câmara Técnica para o Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres do Pacto pela Vida. A reunião tratou das análises dos feminicídios e CVLI´s no Estado, da atuação das instituições da Câmara, em período de pandemia, bem como da implantação do Boletim Eletrônico em Pernambuco e dos registros de denuncias do 190 da Polícia Militar de PE, em tempos da COVID- 19.
A equipe da Secretária da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) esteve presente, reforçando e encaminhando a solicitação de manutenção nos plantões das delegacias onde se expandiram os casos de violência no momento de pandemia (Paulista e Jaboatão) e fortaleceu a necessidade de criação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMS) na região metropolitana (Recife – Ibura, Olinda e Camaragibe) Palmares, Oricuri e Santa Cruz do Capibaribe.
Os dados de violências contra a mulher, obtidos de março a abril de 2020 devido ao Covid-19, indicam um aumento mesmo período de 2019. Com isso, a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, e a Diretora de Enfrentamento Violência da SecMulher-PE, Bianca Rocha, reforçam a necessidade das mulheres pedirem ajuda aos canais de denúncia disponibilizados pelo Governo de Pernambuco através da rede de enfrentamento da violência contra as mulheres.
"Informamos que os números 190 da PM e o 0800 281.8187 da Central de Atendimento da Ouvidoria da Mulher da SecMulher-PE estão à disposição das mulheres e de toda a sociedade. Também há o reforço do atendimento junto com as gestoras municipais e a rede de plantão do serviço de proteção" informa Bianca Rocha.