05.05.2020

05 de maio - Dia Internacional da Parteira

O dia Internacional da parteira surgiu para destacar a importância da atuação na assistência em saúde das mulheres e a vida humana. A Secretária da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) enaltece e valoriza o trabalho tradicional das parteiras, e entende que é um trabalho fundamental de humanização, ancestralidade e cultural.
Considerada umas das profissões mais antigas do mundo, mesmo com a diminuição da popularidade, elas ainda são responsáveis por 20% dos nascimentos na área rural. Dentre varias habilidades, as parteiras conduzem o parto de forma leve e eficaz, educam, empoderam e habilitam mulheres a levar vidas mais saudáveis e a exercer seus direitos.
A SecMulher-PE também alerta sobre os cuidados e atendimentos com parteiras em tempos de pandemia. Em artigo publicado pela ONU em 08 de abril de 2020, Natália Kanem, diretora executiva do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) afirma que parteiras e enfermeiras obstétricas desempenham um papel fundamental na resposta a emergências de saúde públicas como a COVID-19. "Parteiras são essenciais para sistemas de saúde fortes e resilientes que precisamos para sobreviver ao coronavírus. É imperativo não comprometer serviços de saúde sexual e reprodutiva ao desviar parteiras para servir como pessoal de emergência" explica.
Fonte do Artigo: https://nacoesunidas.org/artigo-protegendo-parteiras-para-…/