13.10.2020

Policiais recebem formações para atendimento às mulheres vítimas de violência

A formação de policiais faz parte do trabalho de enfrentamento da violência contra as mulheres da Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero do Pacto Pela Vida. A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), através da Diretoria de Enfrentamento da Violência de Gênero, realizou a formação com cerca de 180 policiais. Os agentes públicos receberam formação sobre gênero, violência doméstica, rede de atendimento e orientações sobre o atendimento policial às vitimas de violência de gênero.
Na semana de 29 a 30 de setembro foi realizada a atividade com policiais na Área Integrada de Segurança Pública 13, no município de Palmares. Nessa etapa, participaram 90 policiais civis através da articulação do seccional Del Ariosto Esteves. Os agentes atendem as mulheres da Diretoria Integrada do Interior I da Secretaria de Segurança Pública (SDS-PE) das regiões do Agreste e da Zona da Mata.
Já na quarta-feira (07-10), foi a vez de 90 profissionais da Área Integrada 18, no município de Garanhuns. A formação foi realizada remotamente devido aos riscos de contágio da Covid-19. O delegado da seccional Marcos Omena foi o responsável pela articulação dos agentes que atendem e recepcionam as mulheres nas delegacias.
A formação conta também com a participação do Departamento de Polícia da Mulher – DPMUL - através da Diretora e delegada Julieta Japiassu, que garante através do departamento, as orientações sobre os procedimentos do atendimento policial as mulheres vítimas de violência de gênero.
A diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da SecMulher-PE, Bianca Rocha, diz que objetivo da ação é humanizar e qualificar o atendimento das mulheres em situação de violência que procuram as delegacias distritais. “E dessa forma podermos colaborar com o rompimento do ciclo da violência, a punição do agressor e a garantia de uma vida livre de violência para as mulheres”, conclui.