15.10.2020

15 de outubro – Dia do Professor e da Professora

Neste 15 de Outubro - Dia do Professor e da Professora, a Secretaria da Mulher de Pernambuco, através da Gerência de Formação em Gênero (GEFG), reafirma o compromisso com a educação, acreditando que é através do conhecimento que se constrói uma sociedade mais justa e igualitária na qual caibam todas as pessoas sem discriminação, preconceito e violências.
Para isso, vem mantendo em parceria com a Secretaria de Educação os trabalhos dos Núcleos de Estudos de Gênero, que nesse período de pandemia, aderiu ao formato on-line dos encontros. Pernambuco é o único estado do País, com 227 Núcleos de Estudos de Gênero em escolas de nível médio (154), técnicas e subseqüentes (23), institutos de ensino superior (34) e em campi (16) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
Os núcleos foram instituídos para prevenir a violência contra a mulher através da transformação social na promoção da igualdade de gênero. Atualmente, eles estão em todas as Escolas de Referência em Ensino Médio (Erens) e Escolas Técnicas Estaduais da Região Metropolitana do Estado e em unidades de ensino  do Sertão, Agreste e Zona da Mata.
Na data, a SecMulher-PE homenageia, Antonieta de Barros - professora e primeira mulher negra eleita deputada estadual de Santa Catarina, em 1934, no Brasil. Ela foi responsável pela idealização do projeto de lei que criou o Dia do Professor/a.