23.10.2020

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher prorroga inscrições

As interessadas em participar das eleições para o triênio 2021/2024 têm até o dia 19 de novembro
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM-PE), vinculado à Secretaria da Mulher de Pernambuco, prorrogou as inscrições para as eleições do triênio 2021/2024. As candidatas interessadas em atuar no conselho responsável pelo controle social de políticas públicas de igualdade de gênero podem se inscrever até o próximo dia 19 de novembro no endereço:www2.secmulher.pe.gov.br/web/secretaria-da-mulher/legislacao1 conferir o edital e realizar a inscrição. Estão sendo oferecidas 16 vagas, das quais 12 são para titulares e 04 para suplentes.
Entre as atribuições do conselho, responsável por formular e propor diretrizes das ações governamentais voltadas à promoção dos direitos das mulheres, estão denunciar e receber denúncias relativas à discriminação contra as mulheres encaminhando-as aos órgãos e/ou serviços competentes para providências, acompanhar os procedimentos; opinar nos projetos de lei do poder executivo que tenham implicações sobre os direitos das mulheres, apoiar a Secretaria da Mulher de Pernambuco na articulação com outros órgãos da administração pública estadual, além de órgãos federais e municipais e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero.
A presidenta do Cedim-PE e secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, destaca a importância da participação das mulheres no órgão para a escuta das mulheres na construção de ações que venham atender as demandas do universo de mulheres de Pernambuco, bem como na melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade através da conscientização de todas as pessoas para a equidade em todos os espaços.
O Conselho se reúne mensalmente e é composto por 27 (vinte e sete) conselheiras, sendo 12 (doze) representantes do Poder Público Estadual, 12 (doze) da sociedade civil, e 03 (três) com notório conhecimento e reconhecida atuações na defesa dos direitos das mulheres.