10.12.2020

SecMulher-PE lança ações para o Centenário de Clarice Lispector

Nesta quinta-feira (10-12), a escritora Clarice Lispector, que passou parte de sua vida no Recife e estudou no Ginásio Pernambucano, completaria 100 anos. E para marcar o seu centenário, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) está lançando uma série de ações para homenagear a escritora que ganhou o mundo deixando um rico acervo de obras, entre as quais romances, poesias, cartas e demais gêneros literários.

Entre as ações para este centenário, hoje terá início o Cartas para Clarice. Todas as pessoas que quiserem se conectar com a obra de Clarice Lispector e registrar o seu agradecimento, admiração pela obra da autora, podem escrever uma carta, bilhete, recado, mensagem, de até uma lauda, e enviar para a Secretaria da Mulher de Pernambuco através do link: encurtador.com.br/ijoyB. As cartas selecionadas serão postadas nas redes sociais da SecMulher-PE pelo link:encurtador.com.br/ijoyB
Mulheres falam Clarice. Esse é o tema da segunda ação em homenagem a escritora. A SecMulher-PE reuniu 10 mulheres, de diferentes universos, mas que têm em comum, uma ligação afetiva e artística com a obra de Clarice Lispector. Cada uma gravou um vídeo recitando fragmentos da obra de Clarice que marcaram suas vidas. De sexta-feira (11-12) até o dia 20 desse mês, estaremos exibindo em nossas redes sociais os dez vídeos protagonizados por artistas, estudantes, servidoras públicas, poetisas e produtoras.
Um diálogo sobre o universo feminino e da infância de Clarice Lispector é o que propõe os webinários que acontecem, nos próximos dias 17 e 18. O primeiro terá como tema: Feminino/Feminismo na Literatura de Clarisse Lispector e, acontece das 10h30 às 12h00, no Canal do Youtube da SecMulher-PE. Para este webinário, trazemos a jornalista e professora Maria Geórgia Alves, a também professora Dra. Cristina Lúcia de Almeida (UFPE) e a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro.
No dia 18, o tema será “A Literatura de Clarice Lispector para a Infância”. A escritora, na sua literatura para infância, envereda por temas e aspectos do pensar, olhar e sentir das crianças como poucas escritoras e escritores. Para esse bate papo, contamos com a presença da professora/Doutora Ana Patrícia Frederico Silveira (IFPE/Sertão) e da atriz contadora de Histórias, Fabiana Leão (Petrolina). O evento on-line, acontece às 10h da manhã, pelo Canal do Youtube da SecMulher-PE.
As ações para o Centenário de Clarice Lispector da Secretaria da Mulher de Pernambuco contam com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT/PE) e se estenderão até março de 2021.