24.02.2021

SecMulher-PE no Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Nesta quarta-feira (24-02), é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Embora as mulheres representem 52% da população brasileira ainda estamos muito a quem de ocupar 50% das cadeiras dos poderes executivo e legislativo. Em Pernambuco, a data ganhou um destaque especial em 2020, com a criação do Dia Estadual da Mulher na Política através do projeto de lei criado pelas codeputadas Juntas.

A democracia para ser efetiva precisa da participação equitativa de homens e mulheres na política. Dessa forma, as políticas públicas para as mulheres vão avançar e atender a sociedade como um todo. Pernambuco hoje conta com 35 mulheres prefeitas, 11 deputadas e 263 vereadoras.

Esses espaços ocupados devem reverencia a desbravadoras como, Brites de Albuquerque – primeira mulher a assumir o comando da capitania de Pernambuco, em 1554, Júlia Santiago - primeira vereadora do Recife, em 1947 e a ilustre filha de Garanhuns, Cristina Tavares - primeira deputada eleita em Pernambuco (1978), entre outas desbravadoras da política.

A educação é o caminho para a conquista dos espaços de poder. Apostando na formação de mulheres na política, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) em parceria com a Associação Municipalista do Estado (Amupe), promoveu o curso de formação para mulheres candidatas às eleições, em 2020. Uma iniciativa que resultou na capacitação de 222 candidatas inscritas. Segundo a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, essa foi uma estratégia para estimular as candidaturas femininas resultando no fortalecimento das políticas publicas para as mulheres e na conquista de mais igualdade de gênero.