14.04.2021

10 anos dos Núcleos de Estudos de Gênero

Nesta quarta-feira (14-04), os Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulherpresentes nas escolas técnicas e de referência de Pernambuco completam 10 anos. E para que todas as pessoas tenham acesso às histórias de sucesso desse projeto - que mudou a vida de meninas, meninos, professores e professoras de rede estadual de ensino -, no próximo dia 14, das 9h30 às 12h, será realizado um evento on-line no Portal Educa PE pelo Youtube.
“A escola é o lugar do conhecimento. Não é espaço para preconceito. E esse é um dos principais objetivos dos Núcleos de Estudos de Gênero que trabalhampela desconstrução dos estereótipos criados para diferenciar os papeis de meninas e meninos”, explica a gerente de Formação em Gênero da SecMulher-PE, Juliane Oliveira. As diferenças reforçam o preconceito dificultando o acesso das mulheres às diversas áreas do conhecimento, bem como àsdesigualdades salariais e a violência de gênero. “Com a ajuda da comunidade escolar, os núcleos são espaços de respeito, local de fala entre escola e comunidade gerando um ambiente que promova a interação entre os gêneros”, conclui Juliane.
Atualmente, Pernambuco conta com 175 núcleos em escolas de referência e técnicas. Saiba como funcionam os núcleos, como levar esse projeto para sua escola e as novidades para esse ano. Tudo isso contado por alunas/os, professores/as e todas as pessoas que juntas com a Secretaria da Mulher de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Educação e Esportes construíram desde 2011.
Fique de olho:
O evento on-line acontece às 9h30 pelo canal do Educa PE no Youtube. Siga a nossa Bio e participe!