20.08.2021

Secretaria da Mulher de Pernambuco lança Cadastro de Artesãs

Secretaria da Mulher de Pernambuco lança Cadastro de Artesãs
A Secretaria da Mulher de Pernambuco quer conhecer você artesã. Venha fazer parte da Rede de Mulheres Artesãs apoiadas pelo Governo de Pernambuco. Nesta sexta-feira (19/8), estamos lançando o Cadastro das Artesãs de Pernambuco. Para participar é só clicar no link: https://secmulherpe.online/cadastrodasartesas, responder algumas perguntas e enviar 3 fotos para a nossa curadoria.
O cadastro foi desenvolvido com o propósito de prover informações necessárias para a implantação de políticas públicas para as artesãs pernambucanas, bem como o planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. A iniciativa funciona como ferramenta de captação de dados fundamentais para conhecermos o que está sendo produzido por região, quais os tipos de artesanatos mais desejados, entre outras informações que fomentarão um banco de dados que traçará um perfil das mulheres que estão criando arte e empreendendo no Estado.
A coordenadora de Trabalho e Renda da SecMulher-PE, Lúcia Costa, reforça que é fundamental que as artesãs façam o cadastro para “conhecermos de forma mais próxima seus perfis e localização, em todo estado, e assim, possamos promovê-las junto com as ações da secretaria”. 
A secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, revela que a ação fomentará a captação de informações para alimentar um banco de dados que viabilizará a renovação das ações de políticas públicas para as mulheres que produzem artesanato do litoral ao sertão do estado. 
É importante destacar que a Secretaria da Mulher de Pernambuco participa da maior feira de artesanato da América Latina - 
Fenearte - com dois estandes que fazem a exposição de trabalhos de aproximadamente 20 grupos de artesãs, totalizando cerca de 200 mulheres. A Secretaria também conta com a Passarela Fenearte, um desfile autoral com a moda genuinamente pernambucana. 
Este ano, 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato será realizada de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife.