31.08.2021

Capacitação para o Enfrentamento à LGBTFobia

Nesta terça-feira (13/7), a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) realizou a  capacitação - Dialogando o Enfrentamento à Lesbofobia, Bifobia e Transfobia – com 132 profissionais do Estado e Municípios. Entre os quais participaram: teleatendentes da Ouvidoria da Mulher da SecMulher-PE (0800-281-81-87), coordenadoras regionais, coordenadoras e secretárias municipais, representantes de ONGs, servidoras e servidores do Estado e de municípios.

O treinamento faz parte da primeira ação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento às Violências LGBTFóbicas de Pernambuco. Poliny Aguiar, coordenadora Estadual de Política LGBT fez um panorama da situação das violências sofrida pela maioria dos 33 milhões de pessoas LGBTs que vivem no Brasil. Destas, 8.027 foram assassinadas em razão da orientação sexual ou identidade de gênero. As participantes também tiveram acesso à rede de serviços para a população LGBT em Pernambuco, entre outros temas. Andrea Martins, advogada do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH) conceituou e detalhou as identidades de gênero existentes, bem como entender e conviver em harmonia com as pessoas respeitando sua opções e escolhas. Ela falou sobre os direitos conquistados e as leis existentes para coibir preconceitos, violências e crimes.