18.10.2021

Sai lista de grupos selecionados para Fenearte 2021

Este ano foi recorde de inscrição com 110 grupos concorrendo às vagas

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) divulga, nesta segunda-feira (18/10), os 20 grupos de artesãs selecionados para o estande institucional, na 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato e para 01 vaga no Desfile da SecMulher-PE na Passarela Fenearte. Este ano 110 grupos se inscreveram, um recorde em relação a 2019, quando 88 concorreram.

A seleção das peças inscritas foi avaliada de acordo com critérios previamente estabelecidos em edital, o que garantiu a transparência e lisura do processo. A coordenadora de Trabalho e Renda da SecMulher-PE, Lúcia Costa, explica que o trabalho da curadoria é especializado e este ano conseguimos conciliar diversidade, criatividade e inovação. “Agradecemos a equipe da curadoria pela valorização no artesanato pernambucano produzido por mulheres”.
A curadoria foi composta por representantes de instituições públicas com expertise em artesanato, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), da Secretaria da Mulher do Recife e do Imaginário Pernambucano da UFPE.
A secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, enfatiza a importância da participação das artesãs na maior feira de negócios da América Latina, incluindo o artesanato produzido por mulheres de todos os cantos do Estado e destacando a inovação e a criatividade das artesãs como diferenciais também no Desfile da Passarela Fenearte. “Agradeço a todas as artesãs que participaram do processo”.
Lúcia Costa informa que a Secretaria entrará em contato com os grupos selecionados para as próximas etapas. Essa é a 13ª vez que a secretaria participa da Fenearte, inserindo as artesãs nesse importante espaço de exposição e comercialização, possibilitando grande visibilidade ao artesanato produzido pelas mulheres.
Tivemos várias novidades e inovações como as caminhas de pet costuradas de forma artesanal, mamulengos e duas cachaçarias. Depois de uma pausa, devido à Pandemia da Covid-19, a Fenearte acontecerá entre os dias 10 e 19 de dezembro, período marcado por uma maior movimentação comercial, despertando boas expectativas de vendas.
Os grupos selecionados deverão participar da reunião preparatória de qualificação da XXIFenearte prevista para novembro, de 08 a 12/11/2021.
Confira os grupos selecionados:

PASSARELA FENEARTE:
1. Arte da Terra - Jaboatão dos Guararapes