Programas » Aprendendo a torcer

Aprendendo a torcer

    Desenvolver ações educativas com torcedores e esportistas para redução da violência nos estádios de futebol e de comportamentos impróprios das torcidas em dias de jogo e fomentar uma cultura de paz entre as torcidas organizadas e os esportistas em geral. Eis o objetivo do Aprendendo a Torcer. Com a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil, onde Recife será uma das sedes, ações educativas para educar os torcedores, especialmente os mais jovens, servirão para formar uma cultura de paz nos estádios.

    O Aprendendo a Torcer desenvolve ações com temáticas sobre a paz nos estádios, cultura esportiva, convivência saudável entre as torcidas organizadas. Entre as atividades estão: a realização de palestras e distribuição de cartilhas nas escolas através de personagens criados pelo editor do Blog do Torcedor, Marcelo Cavalcante, e do cartunista do JC, Humberto Araújo. Esses personagens são interpretados por 12 atores da Pé de Arte durante os intervalos dos principais jogos. Além de ações dentro e fora do campo durante o Campeonato Pernambucano de Futebol.

      O programa, que conta com a parceria das secretarias de Defesa e de Educação, do Juizado do Torcedor, da Federação Pernambucana de Futebol e dos Clubes, é meta prioritária do Governo e deverá se estender até 2014. As ações são interiorizadas, mas com prioridade na capital pernambucana, em função dos campeonatos pernambucano e nacional. O público alvo são as torcidas organizadas que frequentam os estádios uma média de 160 mil pessoas. Só na cidade do Recife existem cerca de 20 grupos. Foram mapeadas 70 escolas públicas localizadas nas várias RPA’s para receberem, além de uma cartilha educativa, palestras e peças teatrais. Um investimento de R$ 335 mil.

 

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA REALIZAÇÃO DO APRENDENDO A TORCER
- Anexo I do Termo de Referencia - Clique aqui.
- E
dital de Chamamento Público para o Aprendendo a Torcer 2014 -
Clique aqui.
- Edital de Chamamento Público para o Aprendendo a Torcer 2014 (Retificação) - Clique aqui.

  

Leia também:

- Aprendendo a Torcer em Petrolina (Clique aqui)

- Aprendendo a Torcer no clássico Santa X Sport (Clique aqui)

- Secretaria dos Esportes faz coletiva para lançamento do Aprendendo a Torcer (Clique aqui)

- Edital de Chamamento público do Aprendendo a Torcer (Clique aqui)

- RESULTADO DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2014 (Clique aqui)