Prêmio Atitude Campeã

         Valorizar e reconhecer as conquistas alcançadas por atletas e técnicos ao longo do ano e homenagear pessoas e instituições que contribuem para o esporte como instrumento de cidadania no Estado. É com esse objetivo que o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Especial de Esportes, promove desde 2007 o Prêmio Atitude Campeã.

         A cerimônia de entrega da sexta edição do prêmio Atitude Campeã promovido pela Secretaria dos Esportes do Governo do Estado de Pernambuco aconteceu no dia 20 de dezembro de 2012, na casa de recepção Blue Angel. O evento tem como principal objetivo premiar os melhores atletas e paratletas do ano. A versão 2012 veio com novidade: a criação de duas novas premiações que foram o Atleta Web e o Atleta Revelação. Ambas idealizadas pela Secretaria dos Esportes. O Atleta Web foi o atleta e o paratleta escolhidos pelo público internauta. Já o Atleta Revelação foi o atleta e o paratleta destaques do ano que foram decididos pelo corpo técnico da Secretaria. O site para a votação com os cinco melhores atletas e os três melhores paratletas do ano ficou disponível para o voto popular, bem como as urnas que foram disponibilizadas exclusivamente para jornalistas e cronistas esportivos.

        O “Oscar”” do esporte pernambucano incluiu ainda o Atitude Vencedora” e o Atitude Cidadã. O primeiro contemplou as categorias atleta, paratleta e treinador indicados pelas suas respectivas federações. O segundo envolveu os atletas destaque das gerências de base e rendimento, esporte e lazer, educacional, além de empresas que contribuíram com o desenvolvimento do esporte no Estado no ano de 2012. Para os jornalistas, cronistas e fotógrafos esportivos do Estado houve um troféu exclusivo: o Troféu Adilson Couto de Jornalismo já na sua quarta edição.

        Os jornalistas, cronistas e fotógrafos esportivos vencedores receberam um cheque no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) cada. Foram premiadas as produções relacionadas ao tema “O esporte como exemplo de superação, publicadas ou veiculadas nas mídias impressa, web, rádio, TV e foto jornalismo durante o ano de 2012. A iniciativa visou incrementar a produção jornalística na área esportiva. O evento reuniu cerca de mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e patrocinadores de 60 entidades desportivas e paradesportivas de Pernambuco, vinculadas a diferentes modalidades, além de autoridades e formadores de opinião.