Notícias da ATI

Notícia publicada em 16/04/2018 às 12:39

Gestores de TI do Estado trocam experiência durante evento na ATI

/image/journal/article?img_id=10011340&t=1523893269357

 

Encontro reuniu servidores de diversos órgãos nesta sexta-feira (13)

A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), realizou nesta sexta-feira (13), o I Encontro dos Gestores de TI 2018. Além do presidente da ATI, Romero Guimarães e sua equipe, participaram do evento, servidores de TI de diversos órgãos do Poder Executivo Estadual. O momento serviu para trocar experiências a respeito do planejamento e das ações desenvolvidas na área de TI.

 

Em seu discurso, Romero Guimarães enfatizou a importância da sistematização desses encontros promovidos pela ATI. “Percebemos que nos últimos dois anos tivemos benefícios e avanços importantes, principalmente no que se refere ao fortalecimento dessas redes de gestores de TI”, atestou Romero.

 O presidente da ATI adiantou que esta será lançada uma pesquisa de demanda para saber a necessidade de cada órgão com relação ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações). “Vamos focar na Ata de Registro de Preço referente ao SEI e o resultado deste levantamento irá fundamentar a ATI na elaboração de uma ata de estruturação do SEI para todos os órgãos. Por isso, é fundamental a participação de todos neste processo”, concluiu Guimarães. Na ocasião, foram elencadas algumas atas que estão em andamento na ATI, a exemplo da ata de Impressão Departamental e de Desenvolvimento de Sistemas. Esta última, em fase de cotação.

 O Diretor de Gestão e Governança de TI da ATI, Ivanildo Guerra, disse que a participação dos órgãos e o compartilhamento de experiências promovidos nesses encontros refletem no bom funcionamento nas áreas de TI. “Um problema de TI em um determinado órgão pode ser também de outro. É importante estarmos sempre em sintonia em busca de melhores expertises”, pontuou Guerra.

 Já a Gerente de Coordenação da Gestão Descentralizada de TI da ATI, Márcia Bion, detalhou o lançamento do Índice de Colaboração de Governança em TI por parte da ATI. “Trata-se de uma pontuação que servirá para estimular a colaboração dos órgãos na área de TI. Queremos incentivar a participação deles com o intuito de melhorar o trabalho de governança de TI no Estado”, destacou Márcia. 

Ainda de acordo com a gerente da ATI, alguns critérios serão avaliados neste levantamento, entre eles, a entrega do Plano de Contratações de 2018 por parte de cada órgão. “Os primeiros órgãos que se classificarem no ranking serão premiados em um evento no final do ano”, concluiu.

 A Superintendente de TI da Secretaria da Fazenda, Danielle Campello, explicou a metodologia de gestão de TI que vem sendo executada na Sefaz. “Temos um Planejamento Estratégico que desenvolvemos na Secretaria. A partir daí, é possível obter bons resultados na área de TI. É importante também escutar os gestores e saber quais são suas demandas. Depois disso, é que elaboramos o mapa estratégico e o orçamento. Mas para obtermos êxito na execução dessas etapas é fundamental a participação dos gestores das áreas de negócio do órgão”, apontou Danielle.

 

PORTAL DE DADOS

No final do encontro, foi feito o pré-lançamento do novo Portal de Dados Abertos de Pernambuco pela gestora do Laboratório de Integração Governo, Universidade e Empresas (LIGUE) da ATI, Mônica Bandeira. Neste sistema, o cidadão tem acesso às informações e conteúdos produzidos pelo Poder Executivo Estadual. "É importante os órgãos alimentarem o Portal de Dados porque gera transparência para a gestão pública", justifica. O lançamento oficial do novo portal deverá acontecer até o final de junho.