Notícias da ATI

Notícia publicada em 08/06/2018 às 14:10

Governo do Estado irá lançar a Estratégia de Governança Digital no próximo dia 21 de junho

/image/journal/article?img_id=10185705&t=1529522404433

 

ATENÇÃO: EVENTO ADIADO

Plataforma eletrônica terá todos os serviços públicos disponíveis em um único ambiente virtual  

Buscando facilitar cada vez mais o acesso do cidadão pernambucano aos serviços públicos, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD), em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) irá lançar no próximo dia 21 de junho, a Estratégia de Governança Digital (EGD). Segundo a secretária de Administração em exercício, Marília Lins, “trata-se de um conjunto de diretrizes voltado para a transformação digital, com o objetivo de otimizar ainda mais o relacionamento dos órgãos com a sociedade pernambucana”. 

Como um dos projetos relacionados a este modelo de governança digital, será apresentada a Plataforma PE Cidadão, onde estará contido o Portal PE Cidadão. Dentro do Portal o cidadão terá acesso à Carta de Serviços, com todas as informações sobre os serviços disponibilizados pelo Poder Executivo, como endereços, telefone e documentos. Além da Carta de Serviços, a Plataforma PE Cidadão terá um aplicativo móvel (APP) - PE Cidadão, onde o cidadão poderá acessar diversos serviços como consulta de pontos na CNH (Detran-PE), Alerta Celular, entre outras ferramentas utilitárias.

Para Romero Guimarães, presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação - ATI, órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), o Governo do Estado está dando um importante passo no que tange a otimização dos serviços públicos que já são oferecidos com presteza pelos órgãos do Poder Executivo. “A Plataforma PE Cidadão é um avanço tecnológico e imprescindível tanto para o cidadão, quanto para o servidor. Isto porque vai atender às diversas demandas da população pernambucana com mais eficiência e rapidez”.

Capacitação - E para que estes serviços eletrônicos relacionados à EGD sejam amplamente disseminados entre os servidores, estão sendo realizadas capacitações no Centro de Formação do Servidor do Estado de Pernambuco (Cefospe). Mais de 250 funcionários de 60 órgãos já foram capacitados. “É fundamental que todos os servidores colaborem e participem desta capacitação. Com isso, eles estarão integrados a esta nova ferramenta de trabalho”, alertou o responsável pela Gestão de Projetos e Atendimento ao Cidadão da SAD, Adelney Félix, que está à frente do curso de capacitação do Sistema da Carta de Serviços do Governo.

 Ainda de acordo com Adelney, “o novo portal irá facilitar a vida do cidadão que poderá consultar vários serviços num só ambiente virtual sem precisar sair de casa”, vislumbra o instrutor, acrescentando que a plataforma eletrônica poderá ser acessada através de computador, notebook, tablet ou aparelho celular. Vale ressaltar que os órgãos do Poder Executivo têm até o próximo dia 16 de junho para cadastrarem suas cartas de serviços na plataforma digital.