Logo da ATI

Notícias da ATI

Notícia publicada em 12/07/2019 às 13:55

ATI realiza segundo Encontro de Gestores de TI do Governo de Pernambuco do ano

/image/journal/article?img_id=11339531&t=1562950722068

A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD-PE), realizou na quinta (11/07), o 2º Encontro de Gestores de TI de 2019 dos órgãos do Governo do Estado de Pernambuco. 

 

Segundo a presidente da ATI, Ila Carrazzone, o encontro promovido pela Gerência da Gestão Descentralizada de TI (GGD/ATI), “visa promover orientações relativas à Gestão de TI a todos os órgãos de forma presencial e direta, buscando a transparência da comunicação, o debate e a troca de experiência”. 

 

Na ocasião, o Diretor de Gestão e Governança Ivanildo Guerra falou sobre a importância do Índice de Governança de TI 2019 que terá início em agosto. “Vamos traçar a partir da linha de base de 2017 como se comportou a evolução desse indicador. O levantamento consiste em 168 perguntas distribuídas em cinco dimensões: liderança, estratégia e planejamento, processos, pessoas e informações, para avaliar a maturidade das organizações estaduais em relação à gestão e governança de TI. Daí, serão traçadas estratégias específicas para cada órgão com base na sua situação a fim de elevar a eficiência estadual por meio do uso adequado de TI”, explica.

 

Ivanildo diz ainda que também será promovida pela ATI a capacitação dos gestores estaduais na elaboração de Planos Diretores de TI. “O curso está previsto para os próximos meses no Centro de Formação do Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE)”, assegura.

 

Também foi apresentado o novo processo de Aquisições de TI, projeto que, conduzido pelo Núcleo de Políticas Corporativas e pela GGD, vai impactar diretamente nas compras de TI dos órgãos.

 

Já o Catálogo de Software foi apresentado pela Gerente de Arquitetura e Sistemas da ATI, Vanessa Cândido, que deu orientações de como deverá ser feito o cadastro de todas as aplicações de cada órgão, através do portal http://catalogosoftware.ati.pe.gov.br/ 

 

No final, o gestor de Segurança da Informação da Secretaria da Fazenda, Paulo Pacheco, apresentou o trabalho que está sendo feito sobre a Lei Geral de Proteção à Dados – LGPD no Poder Executivo, trazendo diretrizes e esclarecimentos sobre a responsabilidade de cada gestor público no tocante à proteção de informações de pessoas físicas