Logo da ATI

Notícia publicada em 18/12/2019 às 19:26

ATI divulga aplicativo PE Cidadão durante cerimônia de 50 anos do órgão

/image/journal/article?img_id=11578651&t=1576708855499

A cerimônia em homenagem aos 50 anos da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), órgão vinculado á Secretaria de Administração, realizada na tarde de ontem (17/12), no Tribunal de Contas do Estado, ficou marcada pela divulgação  da Plataforma PE Cidadão. Agora, através de endereço www.pecidado.pe.gov.br o cidadão poderá acessar o Portal de Serviços do Governo de Pernambuco para realizar agendamento de serviços presenciais. E se o serviço estiver disponível na forma digital, basta clicar no ícone indicado e ter acesso. Outra novidade é que os principais serviços ofertados pelo Governo também estão reunidos no aplicativo PE Cidadão já disponível em IOS e Android. Um exemplo é o Alerta Celular, onde o cidadão poderá cadastrar seu aparelho celular para facilitar a sua recuperação, em caso de roubo ou furto.

Na ocasião também foi lançada pela SAD e pela ATI a Estratégia de Governança Digital do Governo de Pernambuco (EGD).  O documento confeccionado pelo Comitê Técnico de Governança Digital (CTGD) tem como propósito orientar e integrar as iniciativas relativas à governança digital na Administração Pública, buscando melhorar a oferta de serviços do Governo para facilitar a vida do cidadão. A secretária de Administração do Estado, Marília Lins, abriu o evento enfatizando a importância da autarquia. “A ATI tem papel preponderante para o desenvolvimento de Pernambuco e ampliação da capacidade do estado para implementar políticas públicas”.

“Um dos principais propósitos da Agência, além  de disponibilizar infraestutura e serviços corporativos, é a Governança de TI, é primar pela convergência e pela integração das ações da que envolvam TI, racionalizando gastos e buscando eficiência, evitando ilhas isoladas que dificultam uma verdadeira transformação digital”,  completou a presidente da ATI, Ila Carrazoone.

Foram 30 homenageados com medalhas do cinqüentenário ATI, sendo 20 da casa, escolhidos através de eleição interna, e os demais selecionados pela Comissão da Cerimônia, em forma de agradecimento pelas relevantes contribuições para o fortalecimento da instituição. Também foi exibido um vídeo para registrar a data e contar a história do órgão desde quando Centro de Prestação de Serviços Técnicos de Pernambuco (Cetepe), passando pela Fundação de Fomento da Informática do Estado de Pernambuco (Fisepe), até chegar a ATI. O evento reuniu, além dos empregados e servidores da casa, representantes de órgãos parceiros, autoridades e entidades públicas e privadas. A autarquia sempre propôs soluções integradoras e uso intensivo de Tecnologia da Informação para melhorar a prestação dos serviços públicos, primando pela governança e avanços da TI estadual.

Homenageados escolhidos pelos funcionários da ATI

Álvaro Pinheiro

Ana Amélia Batista

Ana Carla Figlioulo