Logo da ATI

Notícia publicada em 16/09/2020 às 15:35

ATI lança seu Mapa Estratégico 2020-2023

/image/journal/article?img_id=11907184&t=1600281388511

A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) lançou esta semana a versão 2020-2023 do seu Mapa Estratégico. Baseado no modelo do Balance Scorecard – BSC, o Mapa Estratégico da ATI é uma representação gráfica adotada para facilitar a compreensão, comunicação e concretização da sua missão e visão de futuro, como também, facilitar a identificação dos projetos estratégicos desafiadores necessários para estes fins.

“A Diretoria Adjunta da Presidência (DAP/ATI) vem capitaneando ações voltadas ao Planejamento Estratégico e Governança que possam materializar as diretrizes da nova gestão da ATI, iniciada em 2019.  O Mapa Estratégico da ATI é um dos resultados deste planejamento”, explica a diretora adjunta da ATI, Sandra Lubambo.

Elaborado pelo Núcleo de Planejamento (NPG), de forma participativa e envolvendo todo o corpo gerencial da organização, Presidente, Diretores e Gerentes, o documento possibilitou a construção de uma visão sistêmica, destacando a ATI como um organismo vivo que possui inter relações entre os seus diversos setores e áreas de atuação. “Sua construção teve como referências os resultados de uma pesquisa interna aplicada e respondida pelos colaboradores da ATI, as Diretrizes da Presidência e as pesquisas realizadas em outras organizações”, justifica a gerente da NPG, Solange Cavalcanti.

Os desafios, expressos no Mapa na forma de objetivos e iniciativas, estão associados entre si por relações de causa e efeito e estão dispostos em perspectivas ou dimensões estratégicas. Isto permite o entendimento da conexão entre esses objetivos, que, no seu conjunto, formam a estratégia da instituição. Por fim, o Mapa Estratégico da ATI, traduz a estratégia em elementos que podem ser facilmente comunicados e melhor geridos, resultando num alinhamento entre as iniciativas de toda a instituição, seja das ações regulares, que representam a rotina essencial de cada área, seja dos seus Projetos Estratégicos. Em breve haverá reunião sobre o processo de planejamento, com apresentação oficial do mapa estratégico.