Logo da ATI

Notícias da ATI

Notícia publicada em 20/05/2021 às 17:44

II Encontro de Gestores de TI do ano apresenta Plataforma de Compartilhamento de Dados

/image/journal/article?img_id=12297699&t=1621543566975
Mais de 80 gestores de Tecnologia da Informação (TI) do Governo de Pernambuco participaram de forma remota do II Encontro de Gestores de TI do ano, promovido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD-PE), no dia 13 de maio. Na pauta a apresentação da Plataforma de Compartilhamento e Análise de Dados de Pernambuco - Big Data PE, o case de sucesso da Secretaria Estadual de Saúde e a Carta de Serviços ao Cidadão. “A ATI tem atuado para atender a situação emergencial da pandemia. Temos usado a tecnologia para fazer nossos encontros virtuais, mantendo o necessário distanciamento físico, mas, as pessoas estão mais conectadas do que nunca. O nosso segundo encontro do ano e a costumeira presença demonstra essa conexão que segue cada vez mais forte”, declarou o diretor de Gestão e Governança de TI da ATI, Ivanildo Guerra.
 
Segundo a gerente de Gestão Descentralizada de TI da ATI, Márcia Bion, o Encontro “foi realmente um sucesso. Reunimos os principais gestores do Estado. E esse é o objetivo, proporcionar um espaço de compartilhamento para a troca de informações de tecnologia que sejam transversais a todos os órgãos”. O primeiro projeto apresentado foi o Big Data do Estado – a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais. “O Big Data PE é uma solução que viabiliza transparência, controle e segurança no compartilhamento de dados no Estado. É o primeiro passo do projeto maior, de governança de dados, que promove o uso da informação de forma mais eficiente e com maior controle seguindo as diretrizes legais, principalmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explica a analista de TI da ATI, Eronita Van Leijden.
 
 
O case da Saúde foi apresentado pelo Gerente de Inovação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Fausto Feitosa. O diretor de Informatização em Saúde SES, Bruno Rodrigo de Abreu, explicou a importância da Plataforma de Compartilhamento e Análise de Dados de Pernambuco para a Secretaria. “Trata-se de uma necessidade antiga da SES, que precisa fazer o envio frequente de dados da prestação da assistência de saúde à população para órgãos de controle e outros entes estaduais, além da necessidade do compartilhamento de dados entre setores.  Atualmente, existem diversos prestadores que trabalham na construção e validação desses dados compartilháveis que precisam realizar rotinas manualmente, suscetíveis a erros humanos. E com a plena implantação do Big Data PE esses profissionais podem focar na realização das suas atividades, enquanto o ambiente será responsável pela atualização e o compartilhamento dos dados”, comemora.
 
 
Na ocasião também foi exibida a Carta de Serviços ao Usuário. Um catálogo atualizado com os serviços públicos disponibilizados para o cidadão, contendo as informações das etapas, a documentação necessária, taxas, locais e horários para o atendimento presencial, endereço dos sites para os serviços digitais e tempo estimado de entrega.  Todo o conteúdo atualizado e disponibilizado em um único local e mantido pelos órgãos responsáveis de cada serviço no portal do cidadão www.pecidadao.pe.gov.br e no aplicativo móvel PE Cidadão. “A Carta de Serviços é um instrumento de grande importância para o cidadão ter acesso aos serviços públicos. Foi regulamentada em Pernambuco pelo decreto 48.659/2020, lei estadual 16.420/2018. A importância desse instrumento também é relatada na recente lei do Governo Digital, 14.129, de 29 de março de 2021, que lista como um dos componentes essenciais para a prestação digital dos serviços públicos na administração pública”, justifica o Assessor Técnico de Projetos e Atendimento ao Cidadão da SAD, Adelnei Félix.