Logo da ATI

Notícias da ATI

Notícia publicada em 29/09/2021 às 19:22

ATI promove a live PPA Saúde e Bem-estar sobre Exercícios e Qualidade de Vida

/image/journal/article?img_id=12481895&t=1632954276219

A ATI promoveu nesta terça (21/09) mais uma live do seu Programa de Preparação para a Aposentadoria. A Dra. Denise Mendonça, médica especialista em Endocrinologia e Metabologia e preceptora do Programa de Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF), e o fisioterapeuta Gustavo Sobreira, especialista em reabilitação cardiopulmonar e no tratamento dos distúrbios do sono, deram uma verdadeira aula sobre “Exercícios e Qualidade de Vida”.

Todos sabem que os benefícios dos exercícios físicos são essenciais para a saúde física e mental. Mesmo assim muitos não priorizam a prática tão importante para o aumento de energia e de concentração no trabalho e nas tarefas cotidianas. Geralmente, atribuem a negligência à falta de tempo. A verdade é que o descuido pode causar sérios riscos à saúde e levar até a morte. “Exercícios físicos somados a uma boa alimentação evitam ansiedade, depressão, doenças cardíacas e até câncer. Também são essenciais na cura. Apenas 30 minutos por dia de caminhada, andar de bicicleta, dançar, passear com cachorro... qualquer atividade física rotineira é valida na busca pela qualidade de vida e na diminuição de doenças que levam à morte”, explicou Dra. Denise.

Na sequência, o Fisioterapeuta Gustavo Sobreira exibiu um vídeo ensinando exercícios de fortalecimento da musculatura que podem ser feitos mesmo em casa. “Se você não consegue ir à academia, separe um cantinho da sua casa para se exercitar.  O agachamento, por exemplo, é um dos exercícios mais completos. Fortalece os músculos abdominais e das costas, das coxas e dos glúteos; melhora o condicionamento físico; diminui o risco de lesão; e ainda ajuda na perda de peso”, explicou.

“A live de hoje com o tema Saúde e Bem-Estar atraiu o maior número de participantes dos eventos do PPA já realizados na ATI. Na próxima terça (05/10) tem mais. Será sobre Empreendedorismo com convidados do Sebrae. Aguardem a divulgação com mais detalhes”, convidou a Superintendente de Gestão Institucional da ATI, Zélia Mendonça, mediadora da live. O PPA tem por objetivo propiciar aos agentes públicos conhecimentos que possam facilitar as suas vidas após o desligamento e o enfrentamento de novos desafios, em relação à desmistificação da aposentadoria; promoção de uma transição tranquila; planejamento para desligamento; e o incentivo à adaptação ao novo estilo de vida.