Logo da ATI

Notícia publicada em 06/10/2021 às 15:41

ATI promove live sobre Empreendedorismo Sênior

/image/journal/article?img_id=12493866&t=1633545790907

A live do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI/PE) da terça (05/10) passada discutiu um tema de interesse não só de quem pretende se aposentar em breve, mas para quem sempre teve o sonho de empreender. A analista do Sebrae/PE, Nayara Wanderley, conversou sobre o Empreendedorismo Sênior, o Mercado Sênior, a Economia Prateada, além de Comportamentos, Oportunidades e as Soluções Sebrae e de Mercado do momento.

“A pirâmide etária inverteu, em razão de uma taxa de natalidade em queda e a expectativa de vida que aumenta. O mundo está envelhecendo. Agora temos mais tempo de vida. E essa mudança demográfica global tem trazido grandes desafios e oportunidades também. Empreender é para todos, mas é preciso capacitação e aprendizado contínuo  para obter êxito. Estudar o mercado antes de montar seu próprio negócio é essencial, planejar, inovar, e abusar do digital e das redes sociais para atingir seu público alvo também”, explica Nayara. Vale enfatizar que o poder econômico deste público (sêniores) é óbvio. A faixa etária movimenta mais de R$ 1 trilhão. A economia prateada – produtos e serviços para pessoas com mais de 50 anos – já é a terceira economia mundial. As empresas buscam por esses consumidores e até mesmo influenciadores digitais acima de 40, 50 anos para divulgar produtos e serviços.

Para Nayara, é preciso “ter políticas públicas de incentivo ao público sênior que está cada vez mais ativo, ocupado, digital e conectado; criar oportunidades para que estes profissionais também possam gerar negócios e contribuir para a sociedade em mais tempo de vida; e que a sociedade se comunique com a longevidade, muito além de produtos e serviços estereotipados. O idoso também precisa entender que ainda tem muito a contribuir nesse momento de reposicionamento de vida, valorizando sua experiência, a bagagem que carrega, ter abertura à mudança de mindset... Entender que o empreendedorismo pode ser um caminho viável, desde que com preparação." O Sebrae está aí para isso, ajudar os empreendedores e negócios, e até com uma nova turma disponível do curso de Gestão Empreendedora na Aposentadoria. (0800 570 0800 ou loja.pe.sebrae.com.br ).

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população global acima dos 60 anos de idade deve dobrar até 2050, chegando aos 2 bilhões. Até 2025, o Brasil se tornará o sexto país do planeta com o maior número de cidadãos acima dos 50 anos. O PPA tem por objetivo propiciar aos agentes públicos conhecimentos que possam facilitar as suas vidas após o desligamento e o enfrentamento de novos desafios, em relação à desmistificação da aposentadoria; promoção de uma transição tranquila; planejamento para desligamento; e o incentivo à adaptação ao novo estilo de vida.