Logo da ATI

Notícias da ATI

Notícia publicada em 21/12/2021 às 18:09

Gov In Play 2021 reúne o intelecto da tecnologia para debater inovações no setor público

/image/journal/article?img_id=12591067&t=1640121088446

Um espaço de debate, de provocações que instigou todo mundo a reflexões. A relação setor público e cidadão nunca mais será a mesma

A cultura da inovação na gestão pública troca burocracia por eficiência na entrega de serviços digitais, usa dados a favor do cidadão e constroem governos conectados. A terceira edição do Gov In Play, realizada pelo Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, de 15 a 17 de dezembro, no Cais do Sertão, teve o objetivo de debater novas tecnologias e metodologias que promovam a inovação e novas práticas para melhorar a eficiência do Governo com economia e resultados ágeis e debater o Governo como Plataforma de Colaboração e Transformação Digital.

“Os desafios dos governos são imensos e estão postos na vida cotidiana do cidadão. O Gov in Play é uma oportunidade muito interessante de unir atores do ecossistema de inovação para debates, provocações, sugestões e essa terceira edição instigou todo mundo a reflexões importantes, inclusive sobre como enfrentar esses desafios no cenário atual, onde se instalou um apagão de profissionais de TI e tornou-se imprescindível buscar soluções que acelerem a produtividade, reduzindo os impactos causados.   Agora com a cabeça fervilhando de ideias vamos evoluir, replanejar e refinar as ações, com o olhar do que foi discutido no evento”, enfatizou Ila Carrazzone, presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI PE).

O evento de inovação aberta, organizado pela ATI PE e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), propiciou o compartilhamento de soluções não só do setor público, mas ainda de pesquisadores, empresas privadas e startups. “Muito feliz com o resultado. O intelecto da tecnologia se fez presente, o Porto Digital... Foram três dias de muito conhecimento. Palestras vibrantes. A missão foi comprida. O compartilhamento de experiências aconteceu com sucesso. Um evento muito prestigiado, inclusive com a presença do prefeito do Recife, João Campos. Agradecemos a todos que contribuíram”, elogiou Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel. Na ocasião, a Prefeitura do Recife assinou protocolo de intenções junto ao Parque Tecnológico Itaipu Brasil para realizar projetos em conjunto para a construção de soluções inovadoras com foco na melhoria da vida da população através da cidadania digital.

O Gov In Play 2021 foi uma overdose de conhecimento, como exemplo, a palestra de Sílvio Meira, professor Extraordinário da Cesar School, um dos fundadores do Porto Digital, que pontuou os desafios e dimensões para uma Estratégia de Brasil Figital, e o painel de Cláudio Marinho, consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho, que compartilhou suas experiências enquanto secretário de Ciência e Tecnologia, na criação do Porto Digital. Também não ficaram de fora os aplicativos que vêm facilitando a vida das pessoas como o PE Cidadão, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da ATI, que disponibiliza acesso a serviços de vários Órgãos e entidades de forma centralizada, reduzindo o tempo e o custo para obtenção dos serviços, e o Conecta Recife, o app da Prefeitura do Recife, desenvolvido pela Emprel, que dentre outras vantagens, facilitou o cadastro e o agendamento da vacina contra o coronavírus.

O Gov In Play é um braço do Rec In Play. Este ano foi realizado separadamente pela necessidade de adiantar o debate em busca de soluções inovadoras para dentro do Governo e acompanhar a transformação digital no mundo, atendendo uma demanda crescente fruto da pandemia Covid 19. Visto que, depois de tanta quarentena, uma nova cultura foi formada. A sociedade virou digital, ou melhor, figital - a fusão entre as palavras físico e digital. Uma nova abordagem onde empresas se propõem a oferecer mais que produtos e sim experiências memoráveis, por se tratar de clientes omnichannel, um perfil de consumidor que tem como característica o relacionamento com suas marcas preferidas por múltiplos canais. A relação entre setor público e cidadão não pode ser diferente. Por isso os governos estaduais e municipais, estão inovando para acompanhar as transformações digitais no mundo. Eis o tema do Gov In Play 2021.