Logo da ATI

Notícias da ATI

Notícia publicada em 22/12/2021 às 16:58

ATI encerra série de lives do PPA

/image/journal/article?img_id=12592364&t=1640203534867

Um bom lugar pra ler um livro... já cantava Djavan e com toda razão. Nesta terça-feira (21/12), a psicóloga e mestra em Planejamento e Gestão Organizacional, pela Universidade Autônoma de Madrid, Tereza Nunes, encerrou a série de palestras do Programa de Preparação para a Aposentadoria da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI PE), abordando a proposição Saúde Emocional.

Na sua apresentação sobre o tema “Encerrando ciclos”, a cearense que adotou Pernambuco como sua terra, contou a sua própria história, seus 50 anos de vida profissional intensa, e da sua vida atual onde uma rede e um livro lhe completam perfeitamente. “A vida nunca pára e a aposentadoria é só o fim do ciclo profissional. Nosso futuro e nossa felicidade estão em nossas mãos. Precisamos assumir o protagonismo das nossas vidas. Viver de forma mais produtiva, cuidar da saúde, fazer o que gosta, desapegar de coisas inúteis.  Eu, por exemplo, gosto de ler. Isso me mantém viva. Cada um precisa buscar outra atividade, além do trabalho, que lhe dê prazer. ”

Tereza também mostrou as dificuldades que muitas pessoas passam ao se aposentar por se ausentarem da vida social. “Se você não se envolve na sua vida pessoal ou em outras atividades, a transição para a aposentadoria se torna mais difícil. Agora, se você for uma pessoa que vive todos os seus papeis com intensidade não será problema a transição de trabalho para a aposentadoria. Mesmo que seu trabalho tenha sido prioridade na sua vida, outras ocupações também serão importantes tanto quanto”, acredita.

Na sequência, a presidente da ATI, Ila Carrazzone, agradeceu à equipe pela realização do evento, bem como a todos os palestrantes que contribuíram para o sucesso do programa. “Agradeço a cada um que fez acontecer essas lives tão importantes na preparação de todos que pretendem se aposentar agora como os que ainda têm muito chão pela frente, mas que já podem começar a planejar seu futuro. Melhor, entender que não existe inatividade. Quem se aposenta deve participar de outras atividades para manter a cabeça ativa. Mente sã num corpo são”.

A superintendente de Gestão Institucional da ATI, Zélia Mendonça, encerrou a série de lives do PPA parafraseando Dom Helder Câmara, “Feliz de quem entende que é preciso mudar muito pra ser sempre o mesmo”. A ATI, através da Unidade de Desenvolvimento de Qualidade de Vida, promoveu palestras com o objetivo de sensibilizar os servidores no momento de decisão, tornando a transição para a aposentadoria mais tranqüila.