Notícias da ATI

Notícia publicada em 09/01/2018 às 10:32

ATI e FUNAPE participam do Summer Job 2018

/image/journal/article?img_id=9663477&t=1515508317185

O presidente da ATI, Romero Guimarães, junto com a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega e o superintendente do CESAR, Sérgio Cavalcanti

A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), através do seu Laboratório de Integração Governo-Universidade-Empresa (LIGUE), apresentou o programa à Fundação de Aposentadoria e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE), que irá participar como um dos patrocinadores da 6ª edição do Summer Job, realizado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e que segue até o dia 21 de fevereiro, no Porto Digital. A FUNAPE busca a criação de novos aplicativos em dispositivos móveis, com design e conceção voltados para os idosos, de forma a viabilizar a inclusão digital dos aposentados e pensionistas.

As ideias inovadoras fomentaram a articulação da ATI na viabilização dos experimentos para os idosos. "A ATI está, através do LIGUE, tentando integrar as necessidades do governo com as capacidades do ecossistema de TI (empresas, academias e startups) e na utilização da tecnologia em soluções para a sociedade", destacou o presidente da ATI, Romero Guimarães, durante a abertura do Summer Job 2018.

Provedora de recursos que facilitam a vida dos aposentados e pensionistas do Estado, a FUNAPE realiza, apoia e oferta ideias, através do Programa Vida Ativa. “É a primeira vez que o Governo do Estado de Pernambuco atua como patrocinador de um programa de inovação com o CESAR. O Governo tem o Programa Vida Ativa, voltado para os aposentados e pensionistas do Estado, que se dedicaram por muito tempo ao serviço público. Um dos desafios do Programa Vida Ativa, que já tem seis anos e é coordenado pela Funape, é a inclusão tecnológica. Tem idosos que não sabem ligar um computador. Então eu fico imaginando o quanto eles perdem por não saber, por medo, e como a vida muda para melhor, quando eles têm acesso à tecnologia”, explicou presidente da Funape, Tatiana Nóbrega.

As atividades de prospecção e "ideação" do Summer Job 2018 terão seis semanas de duração. Os alunos serão orientados pela coordenadora do Programa Vida Ativa, Andréa Aragão, pelo assessor de Planejamento, Mauro Benevides, e pela analista previdenciária, Patrícia Karam, além da equipe de técnicos da ATI.

A 6º edição do Summer Job contou com 1050 inscrições de alunos de universidades do país inteiro. Destes, 60 participantes foram selecionados para os processos de experimentação.

Summer Job 2018

O programa tem como objetivo oferecer experiência prática aos alunos de diferentes cursos de engenharia e ciência da computação, design, administração, engenharia elétrica e eletrônica, publicidade e propaganda, marketing, entre outros. As atividades irão identificar talentos e proporcionar um ambiente de desafios e de soluções reais e atuais para empresas patrocinadoras.