Logo policia civil logo bombeiros logo policia militar logo policia cientifica CORREGEDORIA GERAL DA SDS logo governo

Treinamento capacita peritos para uso de novos equipamentos

25 de Outubro de 2012

Treinamento capacita peritos para uso de novos equipamentos

O curso foi ministrado para peritos do Núcleo Avançado Pericial – NAP do Instituto de Identificação Tavares Buril

 

 

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social - SDS investiu R$ 800 mil nas instalações do Laboratório de Papiloscopia do Núcleo Avançado Pericial - NAP, incluindo a compra de novos equipamentos, que serão utilizados nas perícias realizadas pelo Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB. Para a utilização correta dos equipamentos um curso foi ministrado durante os dias 23 e 24 deste mês, na Sede do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP.

Voltado para um grupo de quinze peritos, o principal objetivo do treinamento foi de habilitá-los para o manuseio dos equipamentos, adquiridos pela Secretaria de Defesa Social – SDS, no início deste mês.

Segundo o coordenador do NAP, o perito Márcio Mendes, a cada novo equipamento adquirido, conforme o termo de referência da SDS existe um treinamento especifico, com profissional qualificado. “Para esta capacitação recebemos um consultor internacional, o médico forense, especialista em Identificação Humana, o professor colombiano, James Valença, que ministrou o curso de papiloscopia”, conta Mendes.

O treinamento foi realizado na “capela de exaustão de gases”, equipamento utilizado para isolar os reagentes químicos usados durante as perícias. “A capacitação aconteceu de acordo com técnicas e padrões internacionais para revelação de impressões digitais”, destaca o perito que acrescenta: “Com este equipamento os reagentes químicos não entram em contato com o meio, protegendo assim a saúde do perito e prevenindo a contaminação do meio ambiente”, explica.

De acordo com o perito, com o investimento feito no Laboratório, a eficiência nas revelações de impressões digitais em objetos coletados nas cenas de crimes de homicídios aumentou em torno de 80%. ”Hoje praticamente todos os tipos de superfícies são periciadas e com isso foi possível instruir, com provas técnicas científicas os inquéritos policiais”, comenta.

Ainda segundo Mendes Pernambuco é referência nessa área para outros estados e adianta: “Estamos formatando um curso completo, com certificação internacional, que irá nivelar os Peritos Papiloscopistas do NAP na adoção de padrões internacionais, tendo em vista todos os grandes eventos que virão para Pernambuco”, finaliza.

O Laboratório de Papiloscopistas do NAP/IITB funciona no Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas – DHPP, localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, 440, na Imbiribeira - Recife.

Últimas Notícias

  • 26 de Dezembro de 2018

  • 20 de Dezembro de 2018

  • 20 de Dezembro de 2018