Logo policia civil logo bombeiros logo policia militar logo policia cientifica CORREGEDORIA GERAL DA SDS logo governo

ITTB desenvolve retrato falado do corpo inteiro

23 de Abril de 2013

ITTB desenvolve retrato falado do corpo inteiro

A técnica ajudou a elucidar dois estupros no interior do Estado

 

O Instituto de Identificação Tavares Buril (ITTB), através da Secretaria de Defesa Social – SDS desenvolveu em março deste ano a técnica de Representação Corporal Humana – mais conhecido como retrato falado do corpo inteiro. O trabalho pioneiro tem como precursores os Peritos Papiloscópicos Pedro Ivo e Inaldo Menezes, e conta com a participação dos Peritos Alexandre Jorge de Brito e Paulo Sérgio Nogueira. A técnica ajudou a esclarecer dois estupros praticados no Agreste e Sertão do Estado.

A nova técnica é produzida na mesa digitalizadora, através de informações colhidas de vitimas e testemunhas, retratando não só a face do acusado, como também do corpo, suas vestimentas, cicatrizes, sinais e tatuagens.

O primeiro trabalho realizado pelos peritos foi o retrato de corpo inteiro de um homem suspeito de ter estuprado uma estudante em um bairro nobre do município de Caruaru, no Agreste do Estado. O segundo caso esclarecido foi também de um estuprador no município de São José do Egito – Sertão pernambucano.

A técnica vai auxiliar de forma mais abrangente a investigação policial, no que diz respeito à captura dos autores dos crimes. De acordo com a chefe da Unidade Técnica de Identificação Criminal, Maguilma Beco Cruz, o trabalho foi desenvolvido baseado na necessidade das vítimas em querer retratar outros detalhes sobre os acusados. “Devido à intimidação que as vítimas de estupros e sequestros sofrem de não olhar para o acusado, muitas vezes elas fixam o olhar para outra área do corpo e se prendem a outros detalhes como roupas, sapatos, uma tatuagem ou alguma marca que ajuda a acelerar a identificação e localização do criminoso”, explicou.

Segundo o Gestor do ITTB, Jandir Carneiro, a divisão de retrato falado é um setor do instituto que colabora com a polícia judiciária, no sentido de identificar criminosos. “Com o advento da tecnologia, hoje podemos criar um retrato falado corporal que nos ajuda elucidar crimes de forma mais eficiente”, afirmou o Gestor.

De acordo com Jandir, nos últimos dois anos, a Secretaria de Defesa Social tem investido pesado na inovação tecnológica para combater a criminalidade e oferecer melhor condição de investigação aos policiais civis, militares, bombeiros, peritos e médicos legistas.

Últimas Notícias

  • 26 de Dezembro de 2018

  • 20 de Dezembro de 2018

  • 20 de Dezembro de 2018